Educação Municipal promove ações de transição escolar em Estrela Velha

O planejamento inclui ações de transição entre a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental, do 5º para o 6º ano e do 9º para o Ensino Médio.
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo uma série de ações voltadas à transição escolar, com o objetivo de garantir a continuidade da aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças e estudantes do município. As iniciativas fazem parte do Projeto “Transições e Continuidades”, que busca assegurar que todos se sintam acolhidos e preparados para enfrentar as mudanças de cada nova etapa educacional. O planejamento inclui ações de transição entre a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental, do 5º para o 6º ano e do 9º para o Ensino Médio. Para que o processo ocorra de forma qualificada, foram realizadas formações com profissionais da educação, escutas ativas com estudantes e famílias — por meio de questionários, desenhos e mapas mentais — além de reuniões com gestores escolares e elaboração de planos de ação específicos para cada etapa.

Como parte das atividades práticas, os estudantes da EMEF 25 de Julho participaram de uma visita guiada à EMEF Álvaro Rodrigues Leitão. Durante o encontro, puderam conhecer os espaços da escola, os profissionais e sua organização, além de dialogar com os alunos do 6º ano, que compartilharam experiências, desafios e curiosidades sobre a nova fase escolar. Os visitantes também participaram de atividades de integração e vivências ligadas ao currículo. Os mesmos estudantes também visitaram a EEEF Itaúba, para conhecer o ambiente escolar, esclarecer dúvidas e conversar com a equipe diretiva sobre o funcionamento dos anos finais. A transição para o 6º ano é um marco importante na trajetória escolar, envolvendo mudanças significativas, como adaptação a novos professores, disciplinas e rotinas. Por isso, iniciativas como essas têm papel essencial para promover uma passagem mais tranquila e bem-sucedida, contribuindo para o bem-estar, o sentimento de pertencimento, a inclusão e a equidade entre os estudantes.

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