4º Polifruti vai destacar o protagonismo dos estudantes do Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM

O objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes a experiência de organizar um evento técnico-científico, colocando-os como protagonistas no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será palco, neste sábado (25), de mais uma edição do Polifruti, evento que chega à sua quarta edição consolidando-se como um dos mais importantes encontros sobre fruticultura da região Sul do Brasil. O 4º Polifruti é protagonizado integralmente pelos alunos do Curso Técnico em Fruticultura na modalidade a distância, como resultado das estratégias didáticas da disciplina Vivências em Fruticultura I, ministrada pelos professores Ezequiel Redin e Róberson Macedo de Oliveira.

O objetivo da iniciativa é proporcionar aos estudantes a experiência de organizar um evento técnico-científico, colocando-os como protagonistas no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Ao longo do semestre, os estudantes realizaram visitas técnicas a propriedades rurais, vivenciando de perto a rotina dos fruticultores. A experiência permitiu identificar os principais desafios do setor, que foram sistematizados e transformados em temas centrais do evento.

A metodologia utilizada no componente curricular foi baseada em metodologias ativas, incentivando o aprendizado colaborativo, a autonomia e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A partir dessa construção coletiva, os alunos definiram os três eixos temáticos que nortearão a programação do evento: “O protagonismo feminino na fruticultura – com enfoque na atuação de mulheres que fazem a diferença no setor”; “A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) – debatendo o fortalecimento do vínculo entre quem produz e quem consome”; e “da implantação ao processamento de frutas de um pomar doméstico – discutindo desde a formação e manejo de pomares até o aproveitamento de frutas para agregação de valor”.

O 4º Polifruti também busca contribuir para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo habilidades de comunicação, pensamento crítico e análise sistêmica das cadeias produtivas, além de gerar conhecimento útil para empreendedores da fruticultura, que poderão aprimorar suas práticas produtivas e de gestão. O evento é destinado a agricultores, estudantes, pesquisadores, cooperativas, empresas e demais interessados na área de fruticultura. As inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio de formulário online, ou no dia do evento.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade