Com a expectativa de reunir 60 mil romeiros, a Diocese de Cachoeira do Sul, cumpre um cronograma de mobilização para a 31ª Romaria Maria, Mãe do Redentor. O maior evento religioso da região acontecerá neste domingo (19), com uma procissão desde a Catedral Nossa Senhora da Conceição até o Parque da Romaria, localizado na Volta da Charqueada.
Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, o reitor do Seminário Menor e coordenador da Romaria, Padre Nilso Gaspar Rech, disse que os preparativos para a Romaria Diocesana começaram em setembro, quando a imagem da Mãe do Redentor percorreu as paróquias da área de abrangência da Diocese.
O trajeto da procissão, numa extensão de cerca de oito quilômetros, até o Parque da Romaria será o momento de emoção dos fiéis. A saída será, às 8h30min, da frente da Catedral com os romeiros seguindo pela Rua Conde de Porto Alegre até a santuário na Volta da Charqueada. ÀS 10h30min está previsto a celebração de uma missa e, à tarde, haverá bênção para a saúde. A estrutura do Parque recebe os últimos preparativos. A área da alimentação terá atenção especial. Bancas com a venda de lanches em geral estarão no interior no Parque, local em que também será serviço almoço.
Os ingressos serão vendidos a R$ 20,00 para o carreteiro e R$ 25,00 para o galeto. Em frente ao Parque, estarão os vendedores ambulantes com todo o tipo de lanche, uma tradição em todas as romarias. Além disso, bebidas, artesanato, eletrônicos e produtos diversos serão ofertados para os romeiros. Segundo Dom Edson Batista de Mello, a Romaria remete à tradição das peregrinações a Roma, simbolizando a comunhão com a Igreja e com os apóstolos Pedro e Paulo. A participação das famílias e da juventude é estratégica para a continuidade da fé.
O bispo destaca que o evento é um espaço de renovação espiritual e comunitária, onde os jovens se engajam na vivência da fé, os adultos reforçam valores familiares e sociais, e os idosos reafirmam sua devoção, mantendo viva a tradição da Diocese. O padre Nildo Rech, reitor do Seminário Menor da Diocese de Cachoeira do Sul e do Santuário Parque da Romaria, coordena toda a preparação da Romaria. Ele reforça que mais de 400 voluntários atuam direta e indiretamente para garantir que cada romeiro seja acolhido com segurança, conforto e atenção espiritual. As Rádios AM e Jacuí FM vão acompanhar o evento.