Moradores das proximidades do principal trevo de acesso à cidade voltaram a ser notificados pelo DAER para que deixem o local. O órgão do Estado move uma ação pela qual exige a retirada das famílias por considerar que elas estão ocupando a faixa de domínio da ERS 400. A situação não é nova. Seis anos atrás eles já haviam sido notificados, ocasião em que o caso foi encaminhado para Defensoria Pública e a situação foi postergada. Alguns dos moradores do local falaram à reportagem da Rádio Sobradinho na manhã desta terça-feira (07). Eles afirmam que estão desesperados porque não têm outro local para se instalar.
Além disso, garantem que possuem escritura dos imóveis e que fizeram investimentos em suas residências. O assunto foi abordado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Bilhan, na sessão desta segunda-feira (06). Ele lamenta que algumas famílias tenham recebido o prazo de apenas 15 dias para sair do local. Ele também lembrou que há relatos de que o antigo proprietário da área teria sido indenizado pelo DAER quando da construção do asfaltamento da rodovia e, posteriormente, vendido os terrenos.
Para o vereador, uma alternativa seria a aprovação pelo Estado da municipalização do trevo já solicitada pela prefeitura. Com isso, o município poderia encontrar uma saída em conjunto com as famílias. Uma das possibilidades seria transferir os moradores para o futuro conjunto habitacional em fase de planejamento no Bairro Vera Cruz, nas proximidades do Polo de Educação a Distância. O vereador Valdecir Bilhan informou que ainda hoje se reuniria com o prefeito Luiz Affonso Trevisan para discutir o assunto.