IBGE lança pesquisa sobre enchente de 2024 e Vale do Rio Pardo está entre as regiões contempladas

O projeto também é considerado um marco para as estatísticas ambientais, por ser a primeira pesquisa domiciliar realizada de forma totalmente remota, via telefone.
Foto: Henrique Lindner

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira (15) a coleta da Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS). O levantamento, inédito e de caráter experimental, busca entender de que forma a população foi afetada no momento da tragédia climática e como está a vida das famílias um ano depois. A pesquisa será feita exclusivamente por telefone, por meio do número (21) 2142-0123, até 19 de dezembro.

Mais de 30 mil domicílios em 133 municípios atingidos compõem a amostra. Entre as regiões contempladas está o Vale do Rio Pardo, que terá moradores de cidades como Sobradinho, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Encantado respondendo às entrevistas no período de 20 a 31 de outubro. Segundo o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa representa um ganho para o conhecimento público, além de subsídios necessários às políticas de atenção às mudanças climáticas.

O projeto também é considerado um marco para as estatísticas ambientais, por ser a primeira pesquisa domiciliar realizada de forma totalmente remota, via telefone. As informações colhidas têm sigilo garantido por lei. Para confirmar a identidade dos agentes, os participantes podem entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800-721-8181 ou pelo e-mail:  peers@ibge.gov.br. O resultado do levantamento será divulgado no primeiro semestre de 2026 e servirá de base para a formulação de políticas públicas de prevenção e resposta a futuros desastres climáticos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade