Nos dias 12 e 13 de setembro, ocorreu em Sobradinho o 4ª Seminário Técnico de Taekwondo, promovido pela Associação Centro Serra de Artes Marciais (ACSAM), com o tema “Psicomotricidade aplicada à prática do Taekwondo”. A proposta foi qualificar o ensino da modalidade dentro do esporte educacional. Na noite de sexta-feira, dia 12, o encontro aconteceu no auditório do Polo Regional de Educação, onde o mestre Leandro Cesar Burdzinski, educador físico e diretor estadual da Handoryu, abordou conteúdos sobre a periodização dos treinos físicos e táticos, o desenvolvimento das aulas e a evolução dos alunos, sempre alinhando a prática marcial aos valores do esporte.
Ao final da atividade, os professores de Taekwondo entregaram duas edições (2021 e 2024) do livro Grandes Mestres das Artes Marciais à biblioteca do Polo, como forma de agradecimento pela cessão do espaço, sendo recebidas pela coordenadora Nara Lopes. No sábado, dia 13, as atividades do seminário foram realizadas no ginásio poliesportivo Baixadão, com participação de alunos, pais e autoridades. O mestre Leandro ministrou palestra sobre o Taekwondo como prática acessível a todas as idades, trazendo como referência a Coreia do Sul, país de origem da arte marcial. Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, e o coordenador municipal de Esportes, Clóvis de Oliveira.
Conforme o cronograma, no turno da tarde foi realizado o 12º Exame de Faixa Colorida e Promoção de Dan, com os seguintes aprovados: Sabine Pereira (faixa vermelha ponta preta), Gabriel Pradella (faixa vermelha), Linca Dalberto, Augusto Zuchetto e Marcelo Libreloto (faixa azul), Arthur Rech (faixa verde ponta azul), Luiz Paulus (faixa verde), Silvanio Goetze, Héric Costa, Artur Busatto, Emanuel Schürer e André Busatto (faixa amarela ponta verde), Moisés Honnef, Victor Honnef, Ryan da Silva, Edson Antonio Rossignollo Neto e Sofia Rech (faixa amarela). Foram promovidos à faixa preta os professores da ACSAM: Jerônimo Dalberto ao 3º Dan, Lincoln Dalberto e João Vitor Lipke ao 2º Dan. De acordo com a diretoria da entidade, o seminário foi mais um evento de sucesso, evidenciando o engajamento e união dos participantes. As aulas da ACSAM seguem acontecendo aos sábados à tarde no ginásio do Bairro Baixada.