A Semana Farroupilha 2025 tem início nesta quinta-feira, 11 de setembro, com uma programação especial organizada pelo CTG Galpão da Estância de Sobradinho. Em entrevista ao Programa Enfoque, o patrão da entidade, Robson Drachler; o coordenador de cavalgada, Claudio Morinel; e o ex-coordenador de cavalgadas da 14ª Região Tradicionalista, Marco Andres, apresentaram os detalhes das atividades previstas.
A abertura das celebrações ocorre com a busca da Chama Crioula no município de Tunas. Em seguida, os cavaleiros seguem até Estrela Velha, onde realizarão uma palestra para estudantes, abordando o significado da cavalgada e a importância das tradições gaúchas.
Na sexta-feira (12), a programação segue a partir das 17h, com o acendimento da Chama Farroupilha no túmulo dos homenageados. Às 18h, ocorre a abertura oficial com o recebimento da chama na Pira do CTG. Logo após, às 19h30, será realizado o tradicional Festival da Ovelha, que terá show do cantor Erlon Péricles. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM farão a cobertura do evento com boletins ao vivo.
As comemorações continuam no domingo (14), com almoço no Galpão Campeiro do CTG, localizado na Praça Três de Dezembro.
Na segunda-feira (15), às 19h, haverá apresentações das invernadas Pré-Mirim e Mirim para escolas previamente agendadas. À noite, estão programados jogos campeiros com participação das invernadas do CTG.
A programação segue na quarta-feira (17), também às 19h, com jantar no Galpão Campeiro e apresentações artísticas das invernadas do CTG, grupos culturais escolares e étnicos. Destaque para a gravação especial do programa Festival e Fandango, da Rádio Jacuí FM, apresentado por Cléo Oliveira, em comemoração ao aniversário do programa.
Na quinta-feira (19), às 19h, será realizada a Noite Cultural, com declamações, apresentações musicais e o lançamento do livro “Um Olhar para o Sul”, de autoria de Robson Drachler (Bobi), seguido de jantar no Galpão Campeiro do CTG.
O encerramento da programação farroupilha acontece no domingo, 20 de setembro, com a tradicional Missa Crioula, às 9h, no centro da cidade. A celebração será transmitida pelas rádios Sobradinho AM e Jacuí FM.
O patrão Robson Drachler destacou que todas as atividades são abertas ao público e convidou a comunidade regional a prestigiar os festejos que celebram a cultura e a identidade gaúcha.