O vice-prefeito de Lagoa Bonita do Sul, Sidinei Bach, a secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Simone Cláudia Bach e o secretário da Assistência e Inclusão Social, Edinei Israel da Silva estiveram reunidos com representantes do Instituto Crescer Legal. Na ocasião, foi apresentado o Programa de Aprendizagem Profissional Rural.
O Instituto é uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), junto a empresas associadas, visando promover ações de combater ao trabalho infantil na produção de tabaco com oferta de alternativa para adolescentes; Profissionalização com geração de renda; Projetos de Vida a partir do meio rural incentivando a busca por conhecimento e atividades práticas que contribuem com a comunidade.
O Programa é destinado à jovens de 14 a 17 anos, que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e que são oriundos de famílias rurais, em especial produtores e trabalhadores da produção de tabaco. Os alunos participantes do Programa realizarão suas atividades teóricas no contraturno escolar na escola sede, e desempenharão as atividades práticas em sua comunidade.
Para implantação desse programa é necessário que haja a inscrição de 20 jovens. O curso terá uma carga horária de 20 horas semanais, totalizando 800 anuais. Os participantes receberão salário e carteira assinada.