O município de Sobradinho promoveu uma Audiência Pública na noite desta quarta-feira (31), com o objetivo de discutir e definir o plano de aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025. O encontro reuniu representantes do setor cultural, poder público e comunidade e definiu a forma que os recursos serão investidos, o que servirá de base para o edital a ser lançado em agosto. Ficou definido que serão contemplados 12 projetos no valor de R$ 10 mil cada.
Nesta primeira etapa, Sobradinho contará com o repasse de R$ 121.000,00, valor que será utilizado para fomentar projetos culturais locais. Segundo a secretária de Educação, Lisani Bernardini, a participação ativa da comunidade cultural foi fundamental para a construção do plano. Ela ressaltou o comprometimento da equipe da Secretaria, que está mobilizada na organização de projetos e na regularização documental para garantir a habilitação do município junto ao Ministério da Cultura.
Lisani também destacou que o Fundo Municipal de Cultura já está devidamente estruturado, com CNPJ e conta bancária ativos, atendendo a todas as exigências legais para o recebimento e gestão dos recursos.
A diretora de Cultura e Turismo, Juli Moraes, que integra o Comitê Gestor Municipal da PNAB, informou que a próxima etapa será a formalização do plano de aplicação de recursos junto ao Ministério da Cultura. Uma assessoria especializada será contratada para auxiliar os interessados na elaboração dos projetos que irão concorrer aos recursos, com base no edital que deve ser lançado em setembro.
A expectativa é de que o repasse aos projetos contemplados ocorra já em outubro, com prazo de execução de um ano.