O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, o Corede VRP, promoveu ontem, uma assembleia ordinária, em Santa Cruz do Sul, dando início às ações da Consulta Popular 2025. Durante o encontro, foram definidas as datas de duas microassembleias regionais que darão sequência aos debates sobre os projetos prioritários da região.
A primeira acontece no dia 27 de agosto, às 13h30, em Santa Cruz do Sul. A segunda será realizada no dia 28, à tarde, no município de Segredo. Neste ano, serão incluídos seis projetos na cédula de votação da Consulta Popular, dos quais três serão eleitos pela população. As propostas devem ser escolhidas entre áreas como Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos, Cultura, Trabalho, Agricultura, Turismo, Meio Ambiente, Transportes, Inovação, entre outras. Também foram preenchidas vagas da diretoria do Corede.
Foram eleitos dois membros para cargos vagos: uma representante de Ibarama para a Diretoria Executiva e um representante de Estrela Velha para o Conselho Fiscal. Outro ponto importante debatido foi a destinação de cerca de R$ 6 milhões de reais referentes às medidas compensatórias da duplicação da RSC-287. Os recursos correm o risco de serem aplicados fora da região do Vale do Rio Pardo.
O presidente do Corede, Heitor Petry, alertou para a necessidade de mobilização regional, destacando que os valores podem ser destinados a áreas públicas da região, como o Parque do Botucaraí, em Candelária, ou projetos da Defesa Civil. A primeira etapa da Consulta Popular segue aberta até o dia 10 de agosto. Nela, qualquer cidadão da região pode cadastrar sua proposta no site consultapopular.rs.gov.br, utilizando o login Gov.br.
A proposta deve conter uma descrição objetiva, justificativa regional e valor estimado. As ideias aprovadas passarão por análise técnica e, se deferidas, integrarão o Caderno de Demandas Elegíveis, que servirá de base para a votação final.