Bombeiros de Sobradinho detalham fim de parceria com o município de Segredo

Prefeitura chegou a manifestar interesse, mas não formalizou o acordo
Júnior Fardin em entrevista ao Programa Enfoque

Em entrevista ao programa Enfoque na manhã desta quarta-feira (16), o presidente e comandante operacional dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho, Júnior Fardin, esclareceu os motivos que levaram ao encerramento do convênio com o município de Segredo.

Segundo Fardin, não houve qualquer tipo de atrito, e sim a conclusão de uma negociação baseada na ausência de formalização do Termo de Fomento por parte da Prefeitura de Segredo, mesmo após diálogo amplo e prorrogação de prazos.

Durante reunião no dia 2 de julho de 2025, na Prefeitura de Sobradinho, com representantes dos municípios atendidos pela corporação (Sobradinho, Segredo, Passa Sete, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul), foi acertada a renovação dos termos com base em R$ 8,00 por habitante/ano. O valor, calculado a partir dos dados do Censo, visa garantir a sustentabilidade dos atendimentos de combate a incêndio, resgate e atendimento pré-hospitalar (APH).

Na ocasião, todos os prefeitos presentes firmaram compromisso com a proposta, exceto o prefeito de Segredo, Cláudio Trevisan, que optou por adiar sua decisão. A Prefeitura chegou a manifestar interesse na continuidade do atendimento em abril deste ano, mas não formalizou o acordo conforme proposto pela entidade.

Fardin ressaltou que os serviços prestados exigem estrutura robusta e disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana. Lembrou ainda que as características geográficas do município de Segredo, com população de 6.107 habitantes e área territorial de 245,17 km², tornam a operação mais complexa e custosa, e que o valor anteriormente repassado — de R$ 15 mil por ano — era insuficiente até mesmo para a substituição de um jogo de pneus de caminhão.

Após os Bombeiros de Sobradinho determinarem o fim dos atendimentos no município na noite de segunda-feira, a Prefeitura de Segredo anunciou a assinatura de novo convênio com os Bombeiros Voluntários de Arroio do Tigre. Questionado sobre a decisão, Fardin afirmou que não há qualquer desentendimento entre as corporações e destacou que a definição de valores e serviços é acordada entre as partes. Ressaltou ainda que a entidade sobradinhense oferece serviço de ambulância, o que envolve maior custo operacional, capacitação de pessoal e materiais. Ele disse não ter conhecimento de como será o atendimento no caso necessidade de ambulância, uma vez que o CBV Arroio do Tigre não dispõe do serviço.

Por fim, Fardin agradeceu à comunidade de Segredo pelos 25 anos de parceria com os Bombeiros Voluntários de Sobradinho.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade