A 21ª edição do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese, foi lançada durante reunião do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Além dos integrantes do Conselho, diretoras e vice-diretoras das escolas municipais e estaduais de Sobradinho, também estiveram presentes e receberam o Cartaz, o regulamento e a ficha de inscrição do concurso, que é uma promoção da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Casa da Cultura Amario João Lazzari, contando com o apoio do CMPC e da Academia Centro Serra de Letras.
Na edição de 2025, este tradicional concurso literário de Sobradinho, que conta com participantes do Centro Serra e de vários locais do país, tem como tema o Respeito às Diferenças, e o gênero literário que deverá ser enfocado é o Texto Narrativo (Conto, crônica ou fábula). As inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro de 2025 e poderão ser feitas diretamente na Casa da Cultura Amário João Lazzari ou através do e-mail casadaculturasobradinho.rs@gmail.com.
Os textos poderão ser inscritos em três categorias: Infantil, Juvenil e Adulta. Os dez primeiros colocados, em cada categoria, recebem certificados e os três primeiros ganham também troféu e uma premiação em dinheiro. Neste ano a novidade é que haverá uma premiação especial aos três primeiros colocados do município em cada categoria, os quais receberão o troféu “Destaque Especial Sobradinho” e uma premiação em dinheiro também. Os vencedores do 21° Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese serão conhecidos e premiados durante a 29ª Feira do Livro de Sobradinho, que deverá ocorrer de 6 a 8 de novembro deste ano. Maiores informações do concurso também podem ser obtidas através do telefone-whats da Casa da Cultura (51) 9-9748-2569.
Na reunião, a Diretora de Cultura e Turismo de Sobradinho, Juli Moraes, apresentou todas as informações do Concurso, enfocando detalhes do regulamento e das inscrições e destacou o Cartaz do evento, que teve a arte e a criação do estudante do Ensino Médio Davi Puntel Hackbarth, 16 anos, de Sobradinho, que já foi premiado em duas edições do Concurso.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, destacou a importância do apoio das Escolas e da participação dos estudantes neste concurso, apresentando a cada ano novos escritores. A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Eliana Weber, agradeceu a presença dos integrantes do Conselho e fez uma saudação especial às representantes das Escolas, colocando o CMPC e a Academia Centro Serra de Letras à disposição das Escolas para um trabalho preparatório de participação do Concurso.