Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o município de Estrela Velha realizou, na última segunda-feira (16), uma mobilização especial com foco na proteção da infância e da adolescência. A iniciativa integrou as campanhas “Maio Laranja” e “Faça Bonito”, que têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.
Durante a ação, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Conselho Tutelar destacaram a importância da denúncia e do envolvimento de toda a sociedade na prevenção e no enfrentamento a esse tipo de violência. A orientação repassada à população é de que qualquer pessoa que tenha conhecimento ou suspeita de casos de abuso ou exploração sexual deve procurar o Conselho Tutelar, a Brigada Militar, o Ministério Público ou acionar o Disque 100.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima. Segundo os representantes, o silêncio diante dessas situações também configura cumplicidade e pode gerar responsabilização legal. Além da mobilização, está em fase de elaboração um projeto educativo que será implementado nas redes municipal e estadual de ensino.
A proposta tem caráter informativo e preventivo, com o objetivo de orientar professores, estudantes e familiares para identificar sinais de abuso e agir de maneira segura e responsável. A prefeitura de Estrela Velha reforça que o enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil deve ocorrer durante todo o ano. A proteção das crianças e adolescentes é um dever coletivo.






