Mais de 400 pessoas poderão ter seus títulos de eleitor cancelados na região. A informação é do chefe do Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Saulo Darós. Em entrevista ao Programa Enfoque, ele destacou que para evitar a suspensão do título e, consequentemente o direito de votar, é necessário regularizar a situação. Para isso, quem estiver em débito com a Justiça Eleitoral e, principalmente, quem deixou de votar em três eleições, deve procurar o Cartório Eleitoral ou acessar a Justiça Eleitoral Digital pela internet.
O prazo vai até a próxima segunda-feira, 19. O Cartório Eleitoral de Sobradinho atende das 10h às 17h sem fechar ao meio dia. Para quem optar pelo atendimento presencial é preciso levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Darós lembrou que o título de eleitor cancelado gera uma série de implicações para o cidadão, conforme a Justiça Eleitoral.
A principal consequência é a impossibilidade de votar nas eleições, o que já compromete o exercício da cidadania. Além disso, a pessoa pode enfrentar dificuldades para tirar ou renovar documentos como passaporte e carteira de identidade, especialmente em casos que exigem a comprovação de quitação eleitoral.
Outra implicação importante é o impedimento de tomar posse em cargos públicos, seja por concurso ou nomeação, até que a situação seja regularizada. Também há a possibilidade de ter o acesso a benefícios sociais prejudicado, como o Bolsa Família e outros programas governamentais que exigem a regularidade do título.






