Na tarde de sexta-feira, dia 17, o Hospital São João Evangelista – Unidade II de Sobradinho, sediou uma reunião com representantes da administração do hospital, da prefeitura e da Vigilância Sanitária para discutir as adequações necessárias para a liberação do alvará de funcionamento. O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Julio Lopes, enfatizou a importância de atender às exigências sanitárias e a colaboração entre as partes para resolver as pendências identificadas em uma vistoria recente. A expectativa é que o alvará seja concedido na próxima semana.
O prefeito Maninho Trevisan destacou a necessidade de reativar o hospital e trazer novas especialidades médicas, além de buscar apoio do governo estadual para melhorias. O interventor Edenir Buligon informou que, das exigências, apenas uma ainda está pendente e deve ser regularizada em breve, com um aporte financeiro de R$ 149 mil da Secretaria Estadual de Saúde destinado à adequação do bloco cirúrgico, que permanece fechado desde 2023. A reunião gerou um clima de otimismo sobre o futuro do hospital.
Além disso, o Comitê de Apoio e Fiscalização do Hospital São João Evangelista está organizando um evento beneficente. Um jantar/show será realizado no dia 13 de fevereiro, com a apresentação do cantor nativista Cristiano Quevedo, em parceria com o grupo Cavaleiros da Serra e o CTG Galpão da Estância, em Sobradinho. Mais informações sobre o evento serão divulgadas na próxima semana. Por fim, a AT Médicos, que presta serviços ao hospital, firmou um contrato com um novo cirurgião vascular. O médico e sócio Mauro Olazar anunciou que o Dr. Edson Lucas Colomé se juntará à equipe e que, em breve, haverá agendamentos de cirurgias. Ele ressaltou a colaboração entre a AT Médicos, o Hospital São João Evangelista, o Consórcio Intermunicipal de Saúde e a Prefeitura de Sobradinho.