Foto: Divulgação
Em uma parceria entre a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Emater, Prefeitura, Paróquia São Paulo Apóstolo, CAPA, Cáritas, Embrapa e UFSM, aconteceu nesta sexta-feira, o tradicional evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas de Ibarama. As atividades iniciaram no Salão Paroquial, onde segundo os organizadores uma das maiores edições do evento foi realizada. O objetivo foi estimular o intercâmbio de saberes, experiências e conhecimentos, com o propósito de preservar valores culturais, preservando a agrobiodiversidade, além de evidenciar a cultura local.
Segundo a extensionista Lilian Rodrigues, essa foi a 22 edição do dia da troca de sementes crioulas. Ela ressaltou que uma das coisas que chamou a atenção foi o público que acompanhou o evento, formado por agricultores, expositores, alunos e pesquisadores da comunidade em geral. Na parte da tarde, além do prosseguimento do encontro, aconteceu também no Ginásio de Esportes João Lazzari, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Fomento Econômico de Ibarama, com apoio do escritório local da EMATER, mais uma edição da Feira do Produtor Rural.
Participaram agricultores do município, Associação dos Guardiões; Associação dos Artesãos e Agroindústrias. Segundo Gilson de Carvalho, coordenador da Feira, a cada edição que é realizada, o número de produtos ofertados aumenta. A qualidade, segundo ele, é o que atrai cada vez mais o público da região para o evento, que desta vez fez parte do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas. Foram oferecidos produtos coloniais e hortigranjeiros, além de artesanato. As Rádio Sobradinho AM e Jacuí FM acompanharam o evento com boletins.