Prefeitura de Sobradinho decreta situação de emergência e vai distribuir 4 mil telhas

Armando Mayerhofer fez questão de agradecer pelo trabalho feito pelas diversas entidades da região para atender as famílias afetadas

Foto: Divulgação

O prefeito Armando Mayerhofer já assinou o decreto de situação de emergência devido aos estragos causados pelo temporal de granizo que atingiu o município na madrugada desta quarta-feira, 12. O documento agora será encaminhado à Defesa Civil do Estado e visa a busca de auxílio para as famílias atingidas, como cestas básicas, telhas e recursos. Como esse processo pode levar alguns dias, a prefeitura já fez a compra de quatro mil folhas de amianto que serão distribuídas para a população que teve o telhado de suas casas danificado.

Em entrevista à Rádio Sobradinho AM, o prefeito informou que o custo desta aquisição ultrapassou os 100 mil reais e que haverá rigor na entrega para que sejam atendidas as pessoas que de tiveram prejuízo. Para isso será utilizado o cadastro elaborado na entrega das lonas na manhã de ontem, na prefeitura. As telhas serão distribuídas assim que o tempo se estabilizar. Armando Mayerhofer fez questão de agradecer pelo trabalho feito pelas diversas entidades, bombeiros, defesa civil, servidores municipais, voluntários, prefeituras de municípios vizinhos e as rádios Sobradinho AM e Jacuí FM para atender as famílias afetadas.

Nesta quarta-feira, foram servidos 300 almoços e 400 jantas por meio de marmitas distribuídas no Salão Paroquial Católico e no Ginásio do Bairro União. De acordo com a secretária da Assistência Social, Juliana Marion, parte destes alimentos foram levados até as casas de pessoas com dificuldade de locomoção. Agora ao meio também estão sendo distribuídos almoços. Duas famílias tiveram que pernoitar no Salão Paroquial devido às más condições de suas residências e por conta da ameaça de cheia do Arroio Carijinho. A partir desta tarde, as doações de roupas e alimentos devem ser entregues na prefeitura.

Já a secretária municipal da Educação, Cleura Minetto, informou que na tarde desta quinta-feira, 13, se haverá condições ou não para a retomada das aulas e o atendimento nas creches a partir desta sexta-feira, 14. Devido ao temporal de granizo, a agência do Sicredi/Sobradinho emitiu um comunicado orientando que os cooperados atingidos devem seguir alguns passos importantes para viabilizar o acionamento do seguro contratado.

O associado que teve prejuízos em decorrência do temporal deve tirar fotos do local e bens danificados; cobrir o telhado com lona plástica ou solicitar serviço de assistência e guardar as notas fiscais dos gastos, para posteriormente encaminhar o pedido de seguro.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade