Sinal de TV Digital chega em Sobradinho

Com exceção das TVs por assinatura, o consumidor poderá assistir a programação da TV Aberta gratuitamente

Foto: Claudiocir Severo

O sinal de TV digital aberta já está disponível na cidade para alguns canais abertos de televisão. A novidade proporciona ao usuário um sinal com imagem de boa qualidade, sem chuviscos e com som sem chiado. A maior diferença entre o sistema digital e o analógico é a qualidade de imagem. No sistema analógico, podem haver chuviscos e interferências. Já no sistema digital não ocorre isso.

Com exceção das TVs por assinatura, o consumidor poderá assistir a programação da TV Aberta gratuitamente. De acordo com o engenheiro civil e técnico em eletrônica Romar Selli, quem ainda possui TVs de tubo ou TV de tela fina sem o selo DTV, necessita de um conversor digital para receber o sinal. Desde 2012 todos os televisores fabricados no Brasil saem de fábrica com o conversor digital integrado. Para receber o sinal, é necessário também a instalação de uma antena específica.

Ele afirma que em Sobradinho é preciso uma antena externa, devido a localização em que os transmissores foram instalados. Há sinal que vem do Bairro Medianeira, que não está em funcionamento no momento. Outro ponto vem do Bairro Peões e outros sinais estão localizados no chamado Morro dos Lázzari, porém lá, alguns equipamentos instalados já estão danificados pela má instalação.

Romar Selli ressalta que pelo seu conhecimento técnico, em alguns locais da cidade, como parte do centro, cidade baixa e Bairro Rio Branco, o sinal digital não deverá funcionar, pois ficam nos chamados pontos de sombra. O sinal da transmissão é impedido de chegar aos aparelhos, por ficar atrás do Morro do Bairro da Medianeira. Ele afirmou que não foram ideais os últimos pontos escolhidos pelos técnicos para transmissão do sinal, avaliando que a melhor opção seria centralizar o sinal no Bairro Medianeira.

Questionado sobre a permanência ou não do sinal analógico, ele acredita que só será extinto no fim do ano. O Governo Federal tem distribuído kits aos brasileiros que estão cadastrados em programas públicos de assistência, como o Bolsa Família, que podem retirar de graça o Kit de TV Digital. De acordo com a secretária de assistência social de Sobradinho, Juliana Marion, não há ainda a disponibilidade de cadastramento no momento, pois o novo sistema de TV ainda está sendo implementado. Após a conclusão, o governo deverá notificar o município e fornecer as informações necessárias dos trâmites de distribuição dos kits com equipamentos para receber o sinal de TV Digital.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade