Foto: Christiano Ercolani – Agência ALRS
O Diretor Geral do Daer, Luciano Faustino, esteve na reunião da Comissão de Assuntos Municipais, para debater junto aos deputados, situações de dificuldades de várias rodovias do Estado. O deputado estadual Adolfo Brito, questionou sobre o andamento de várias rodovias da região, dentre elas, os acessos asfálticos entre Segredo e Lagoão e Lagoa Bonita e Passa Sete, bem como, as roçadas na ERS-400; finalização do projeto técnico da Terceira Pista e o reinício da rodovia 410 em Candelária.
Brito também citou a necessidade de recuperação de cerca de 15 quilômetros da rodovia 481, a partir de Salto do Jacuí em direção a Cruz Alta, com pista bastante deteriorada, além da sinalização. No que diz respeito ao projeto técnico da Terceira Pista, Faustino garantiu que será entregue entre junho e julho deste ano, para posterior licitação e mais tarde, com recursos extraordinários, venda de aditivos do Estado. Sobre as roçadas na rodovia 400, o Termo de Cooperação já foi repassado aos municípios.
Em relação aos desníveis próximos ao município de Candelária, Faustino informou que vai pedir estudos sobre o que poderá ser feito. Brito solicitou também recuperação de vários trechos entre Candelária e Sobradinho. A rodovia ERS-410, está em processo de transferência de contrato entre empresas, e só poderá ter reinicio com recursos extraordinários, que são vendas de aditivos do Estado. Segundo o Diretor do Daer, o acesso asfáltico entre Lagoa Bonita e Passa Sete, teve o projeto modificado e parou devido a problemas técnicos. A empresa contratada fará toda a manutenção da rodovia para posterior colocação de camada de micro revestimento asfáltico, o que deverá ocorrer no segundo semestre.
Em relação ao acesso entre Segredo e Lagoão, o projeto começou com R$ 3 milhões de reais; e para sequência este ano, já tem outros R$ 3 milhões confirmados, segundo Faustino. O deputado Brito solicitou ao Diretor Geral do Daer que marque uma reunião com os Superintendentes de Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, para tratar das obras asfálticas que precisam ter definições, inclusive a VRS-858, entre Linha do Rio a rodovia 287, em Candelária, que teve apenas uma operação de tapa-buracos esse ano.