Foto: Divulgação
Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Sobradinho estiveram reunidos no centro administrativo para tratar sobre diversas assuntos. O primeiro deles foi o ofício recebido do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí informando sobre o repasse único de recursos financeiros provenientes do Convênio com Governo do Estado, através da Consulta Popular, no valor de R$ 355.855,34 para o Turismo Rural.
Na oportunidade, a diretora de Cultura e Turismo de Sobradinho, Ingrid Hermes, e a Turismóloga, Paola Rech, explicaram que esse valor será dividido entre seis municípios da região do Centro Serra, ficando de fora os municípios de Sobradinho e de Segredo. Segundo elas, Sobradinho não será beneficiado por não ter atingido o número de votos necessários na Demanda do Turismo. No entanto, Sobradinho foi beneficiado com o Projeto para correção de solo/compra do Calcário.
Mesmo assim, Sobradinho ficou responsável pela fiscalização da aplicação do recurso, incumbência que deverá ser desempenhada pelo Conselho Municipal de Turismo, uma vez que Sobradinho é sede do Consórcio Intermunicipal. Os Conselheiros defendem, como urgente, uma Mobilização do Setor do Turismo para as próximas votações. Outra pauta importante e bastante debatida na reunião foi a necessidade de sinalização e identificação de prédios históricos, pontos turísticos, serviços, ruas e bairros na cidade e localidades do interior de Sobradinho, a fim de facilitar a orientação e a recepção aos visitantes, principalmente agora que já é grande a visita ao Cristo Acolhedor.
Também foi debatida a elaboração de projetos turísticos e a busca de recursos para contratação de uma empresa especializada na venda desses roteiros. A Turismóloga, Paola Rech, também explanou sobre o Roteiro Turístico “O sabor da Natureza está aqui”, com duração de dois dias, que deve abranger os municípios de Sobradinho, Passa Sete, Ibarama, Estrela Velha, Lagoa Bonita, Segredo e Arroio do Tigre. Após a reunião, os membros do Conselho Municipal de Turismo visitaram às obras do Cristo Acolhedor, e ficaram impressionados com o andamento dos trabalhos, que prevê para esta quarta-feira, 10, o içamento dos braços e da cabeça da estátua.
A diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, destaca que o Conselho espera contar, a partir de agora, com os empreendedores locais de Turismo, com mais empreendimentos para melhor atender aos turistas que virão à Sobradinho. Ela acredita que a maior missão agora será habilitar atrativos turísticos e empreendimentos a fim de atender os visitantes do Cristo Acolhedor e, por consequência, sejam bem recebidos em Sobradinho e demais municípios da região.