Foto: Bruno Rodrigues
O projeto de Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), promoveu uma reunião organizada pelo Sindicato Rural, votada ao desenvolvimento das Agroindústrias da região. O encontro que ocorreu nessa terça-feira, 18, na Câmara de Vereadores, e tem a missão proporcionar o gerenciamento da produção e aumentar a produtividade e a renda e, por consequência, melhorar a vida das pessoas e famílias. De acordo com João Carlos Guarienti, presidente do sindicato, é importante que todos tenham conhecimento dos custos de produção, além do auxílio quanto às legislações e colocação no mercado.
O projeto tem como base o acompanhamento individual de cada Agroindústria, sendo feitas as recomendações técnicas específicas para cada realidade. Já a supervisora de assistência técnica e gerencial do Senar Paola Juchem, afirma que após feita a coleta de dados produtivos e econômicos, uma profissional irá acompanhar todas as Agroindústrias uma vez ao mês, durante os 3 anos de projeto, sendo que as visitas são pré-agendadas com os produtores.
Além deste acompanhamento individualizado, são realizados cursos, treinamentos e dias de campo entre o grupo de trabalho e entre grupos próximos. Nestes momentos de interação, os produtores poderão trocar experiências vivenciadas na prática. O presidente do Sindicato Rural João Carlos Guarienti, lembra que a participação na ATeG, nos cursos, treinamentos e dias de campo não tem custo para as Agroindústrias e elas não precisam estar legalizadas para participar do projeto, além disso, não é necessário que tenha Bloco de Produtor ou CNPJ.