Foto: Arquivo
Após o ataque na última quarta-feira, 05, à creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, em Santa Catarina, prefeituras gaúchas mobilizaram-se para tranquilizar os pais e garantir a segurança dos estabelecimentos frequentados por crianças e adolescentes. Em Sobradinho, a Secretaria Municipal da Educação trabalha no planejamento para instalação de dispositivos de segurança.
De acordo com a secretária, Cleura Minetto, sua pasta orientou as instituições de educação municipal, sobre a importância do controle de acesso de pessoas. Ela revela que todos os educandários do município possuem portões eletrônicos, e deverão contar agora com câmeras de vigilância no pátio e dentro das salas de aula. Algumas escolas da rede municipal já contam com videomonitoramento externo. Um levantamento nesse sentido, está sendo feito pela Secretaria de Educação de Sobradinho.
Segundo Cleura, sua pasta deverá apresentar ao prefeito Armando Mayerhofer, uma proposta para que seja disponibilizado um guarda efetivo em cada educandário. A secretária também lembrou que há uma parceria com a Brigada Militar, que promove rondas. Ela também pediu aos pais ou responsáveis que mantenham sempre os portões fechados, ao ingressarem e ao saírem dos prédios. Atualmente, a Brigada Militar de Sobradinho não dispõe mais da Patrulha Escolar, que era integrada por dois sargentos integrantes do “Programa Mais Efetivo” da instituição, os quais permaneciam envolvidos diretamente com o ambiente escolar, dispondo até mesmo de uma viatura específica para o atendimento aos educandários.
A deputada estadual Delegada Nadine (PSDB), encaminhou ao governo do Estado, um pedido de aumento do efetivo de policiais civis e militares aposentados, o que pode ser feito de acordo com o Programa dos Policiais Civis Aposentados e o Programa Mais Efetivo. A proposta é que os mesmos contribuam com uma maior segurança, se mantendo, de forma permanente, nas escolas públicas do Estado, como forma de prevenção à violência no ambiente escolar. De acordo com a parlamentar, a experiência e expertise dos policiais ajudará na proteção de alunos, professores e funcionários das escolas.