Foto: Divulgação
O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de municípios com limites territoriais revisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IBGE informou que um aprimoramento da visualização de fronteiras revelou que o território do Brasil é 72 quilômetros quadrados maior que o estimado anteriormente.
Segundo o órgão, o Rio Grande do Sul teve 61 municípios com a área atualizada, entre eles, Sobradinho, Cacheira do Sul, Candelária, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo e Vale do Sol. Depois do Estado, tiveram maior número de revisões Pernambuco (50) e Paraná (47). A atualização no cálculo da Área Territorial para 2022 resultou no valor total da extensão territorial do Brasil de 8 bilhões 510 milhões 417 mil 771 km², o equivalente a 72 mil 231 km² a mais que os 8 bilhões 510 milhões 345 mil 540 km² publicados em 2021.
A adição foi calculada pela área de Geociências do IBGE, após conseguir um delineamento mais apurado da cobertura do território brasileiro através de imagens de satélite, que permitiram calcular melhor a extensão de superfícies de rios e florestas, por exemplo. Isso significa que não houve mudança de fronteiras, só de mensuração da extensão de superfícies em trechos da fronteira internacional do Brasil nos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o IBGE, a visualização mais precisa proporcionou um cálculo mais exato.
As informações usadas pelo instituto no cálculo do território brasileiro são fornecidas pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, instituição encarregada de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos. Ao todo, o Brasil tem 5.568 municípios, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal. O IBGE divulgou ainda as atualizações anuais da Malha Municipal Digital 2022 e de mapas municipais. A Malha Municipal Digital é um conjunto de arquivos digitais da representação de todos os municípios brasileiros e da área total do País, que subsidia os mapas municipais e novos valores de áreas territoriais.