Agravamento da estiagem traz preocupações para o abastecimento de água em Ibarama

Presidente da Associação Hidráulica pede para que a população comece a economizar água e, para garantir o abastecimento, não descarta a adoção do racionamento.

Foto: Divulgação

A estiagem dos últimos dias vem trazendo reflexos no abastecimento de água no Centro Serra. O presidente da Associação Hidráulica de Ibarama, Armindo Kittel – o Kitão, revela que o nível de água dos poços artesianos que abastecem a cidade já está abaixo do normal. Ele pede para que a população comece a economizar água e para garantir o abastecimento não descarta a adoção do racionamento. Kitão destaca que os associados não devem lavar carros e calçadas, e não devem molhar gramados ou lavar telhados, fazendo assim o máximo de economia de água.

Mesmo que tenha chovido nos últimos dias, o cenário só tende a piorar na estiagem que assola o Rio Grande do Sul. Os acumulados de precipitação foram muito baixos na maioria das cidades gaúchas e a água que se precipitou rapidamente vai evaporar com uma sequência de dias de sol e calor, levando à perda de umidade do solo e maior estresse para as lavouras. Os dados indicam a possibilidade de retorno da chuva de forma mais ampla somente entre os dias 10 e 11, daqui a uma semana, e mesmo assim os modelos por ora não sinalizam volumes altos.

Sob este cenário, a perspectiva é de agravamento da estiagem e o cenário pode se tornar crítico em algumas cidades. Além de perdas na produção agrícola, a situação dos rios e da captação de água para consumo humano é cada vez mais delicada. Em Sobradinho, às últimas chuvas registraram um acumulado de apenas 14 milímetros.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade