Os últimos cinco meses de 2022 intensificaram os efeitos da estiagem na região Centro Serra. Segundo levantamento feito pelo departamento técnico das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, entre os meses de agosto e dezembro do ano passado deveria ter chovido 800 milímetros, porém, foram registrados apenas 431 milímetros. Em dezembro ocorreu chuva somente em 6 dias, num total de 69 milímetros. O dia mais chuvoso do mês foi o dia 2 com 26 milímetros.
O ano 2022 registrou chuvas em 117 dias, totalizando 1.943 milímetros, uma média mensal de 162 milímetros. No ano passado, 8 dias tiveram chuvas acima dos 50 milímetros. O dia mais chuvoso foi 17 de junho com 79 milímetros, e o mês mais chuvoso foi abril com 264 milímetros. Já o mês que registrou o menor índice de chuva foi novembro com 65 milímetros.
Conforme os dados apurados em 2022, os meses de janeiro, abril, maio, junho e julho foram aqueles que tiveram chuvas acima da média. Fevereiro, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro foram meses com chuvas abaixo da média. Além disso, apenas o mês de março teve chuvas dentro da média considerada normal. Os dados foram coletados pelo técnico Iedo Gassen, no Bairro Vera Cruz.