Foto: João Vilnei – PMSM
A dois dias da 79ª Romaria Estadual da Medianeira, o parque recebeu esta semana um letreiro com os dizeres “Eu amo a Medianeira”. Posicionado à frente do Santuário-Basílica, o totem pode ser visto como uma representação da devoção dos fiéis que vão participar dos dois dias do evento, que ocorre neste sábado e domingo. O letreiro ficará fixo e será mais um ponto turístico para fiéis e romeiros registrarem e guardarem como lembrança.
Este ano será a primeira vez que a Romaria ocorrerá em dois dias, portanto, muitas novidades foram preparadas, especialmente para o sábado, que terá programação diversificada no Parque da Medianeira. Para continuar a ser realizado da mesma forma, é importante que o formato seja aprovado pela população, e, para fazer a pesquisa de opinião, uma coleta de dados será feita por alunos do Curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com supervisão de professores do curso. O trabalho é uma parceria entre Departamento de Turismo da UFSM, Arquidiocese de Santa Maria e prefeitura. O questionário aplicado pelos alunos terá 17 itens, que serão base para a avaliação das pessoas sobre a cidade e sobre o evento.
As três aldeias temáticas, hospitalidade, fé e paz, já estão com as estruturas armadas no parque para receber os devotos ao longo do final de semana. Esta será a primeira vez em que a Romaria ocorre em dois dias. No sábado, terá atividades no Santuário-Basílica e no Parque da Medianeira. Às 9h – entrega do material para os voluntários, na Aldeia da Fé; 11h – Programação, ao vivo, na TV Aparecida, em frente à Basílica; 22h – Procissão Luminosa, no Parque, e às 23h – Santa Missa da Juventude, na Basílica.
No domingo, a 1h da madrugada: Via-Sacra da Cruz, no Parque; 2h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, na Basílica; 3h – Terço meditado diante do altar da Medianeira; 4h – Via-Sacra da Luz, no Parque; 5h – Missa da Alvorada, na Basílica; 6h30min – Saída da Romaria Jovem, em frente à Basílica; 8h30min, saída da procissão da Catedral Metropolitana até o Santuário.
Na chegada, será feita a santa missa no Altar-Monumento, com dom João Justino de Medeiros da Silva, arcebispo de Goiânia e presidente da comissão de Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; 16h – Retorno da Imagem da Medianeira para a Cripta, e às 16h30min – Terço Vocacional e Bênção de Envio, também na Cripta.