Falta de água afeta comunidades do interior de Ibarama

Apesar de todos os serviços, o secretário destaca que a situação está se agravando, e em grande parte dos bebedouros abertos, não está sendo encontrada água

Fotos: Divulgação

É grande a demanda para abertura de bebedouros, pedidos por fontes drenadas e proteção de nascentes no interior do município. A informação foi confirmada pelo secretário da agricultura Fernando Puntel, durante entrevista ao repórter Fabricio Ceolin no programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, na tarde desta quinta-feira (20). Apesar de todos os serviços, o secretário destaca que a situação está se agravando, e em grande parte dos bebedouros abertos, não está sendo encontrada água. Nos últimos dias, foi intensificada a entrega de água para os animais, pois, os açudes das propriedades estão secando. Para consumo humano, estão sendo entregues diariamente até 20 mil litros que estão sendo comprados pela prefeitura da Associação Hidráulica.

As principais demandas visam atender as localidades Caramurú, Franciscana, Boa Esperança, São João e Lomba Alta. No entanto, conforme Puntel, os pedidos aumentam dia-a-dia. Ele pediu que haja o máximo de economia no consumo de água, e pediu também paciência a população, pois, como a demanda é muito grande, por vezes, ocorre atraso nas entregas. Quanto a proteção de nascentes, o secretário disse que estão sendo priorizados os serviços que beneficiam várias famílias. Foram protegidas nascentes em Cerro Preto – beneficiando 4 famílias; Lajeado Seco – para 7 famílias; Santa Marta – outras 7 famílias, e a próxima agora a ser beneficiadas será a comunidade São Roque, onde serão beneficiadas mais 9 famílias. Já um poço de Linha São João/Lagoas que havia sido perfurado em 2015, foi colocado em funcionamento, beneficiando agora 30 famílias.

Antes, a prefeitura levava água para até 15 famílias da localidade. Um novo poço artesiano também foi perfurado em Linha Caramuru, com mais de 200 metros de profundidade, porém, numa certa altura, a bomba de água não desceu, e será preciso fazer uma nova limpeza do poço para ativá-lo. O secretário da agricultura de Ibarama destaca que a rede de água na localidade também será aumentada, para atender mais famílias. Fernando Puntel lamentou que as últimas chuvas não estão surtindo efeito para armazenando de água, e também destacou a parceria entre as Secretarias de Obras e Agricultura de Ibarama, além do trabalho da Emater na proteção de nascentes, os quais estão trabalhando diariamente para enfrentar os problemas de abastecimento de água no município de Ibarama.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade