Foto: João Vilnei – PMSM
Um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul começa nesta sexta-feira, 10, em Santa Maria. Com duração de três dias, a 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira irá acolher os devotos e romeiros com uma programação ampla. O papel dos voluntários nestes 80 anos de romaria será celebrado com uma missa às 18h desta sexta. Conforme a Arquidiocese de Santa Maria, cerca de 700 voluntários participam da organização do evento este ano. A programação contará ainda com apresentações locais e o show da Família Lima no Altar Monumento.
Entre as novidades desta edição, estão a Primeira Rústica da Medianeira e a inauguração do Jardim de Caná. Na atividade, que ocorre às 7h de sábado, 11, os participantes devem percorrer a Avenida Medianeira nas categorias caminhada e corridas de 3km e 5km. Já o Jardim de Caná será inaugurado às 10h no Parque da Medianeira. Durante a tarde, os fiéis poderão participar da missa da saúde, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin. A celebração deve ocorrer às 15h, no Santuário Basílica.
Às 23h30min de sábado, mais um momento marcante: a procissão luminosa, que promete reunir grande grupo em oração. A procissão, como tradicionalmente ocorre, sai às 8h30min de domingo, da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, percorrendo cerca de dois quilômetros até a Basílica de Medianeira. O encerramento será à noite, às 19h30min, com outra novidade, a Benção da Cidade, feita pelo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin.