5ª CIA do Centro Serra é extinta pela Brigada Militar

Com essa decisão, a Companhia foi rebaixada para um Pelotão, que agora está sob o comando da 4ª Companhia sediada em Candelária.

fev 7, 2024

Foto: Fabrício Ceolin

Um comunicado emitido em 31 de janeiro pelo comando geral da Brigada Militar resultou na extinção da 5ª Companhia da Brigada Militar do Centro Serra, que era responsável pelos municípios de Ibarama, Segredo, Passa Sete, Lagoa Bonita, Arroio do Tigre, Lagoão, Tunas, Estrela Velha e Sobradinho. Criada por volta de 2000, a sede da companhia estava localizada em Sobradinho e incluía setores administrativos e uma célula de inteligência da instituição.

Com essa decisão, a Companhia foi rebaixada para um Pelotão, que agora está sob o comando da 4ª Companhia sediada em Candelária. Anteriormente composta por três municípios, a Companhia agora passa a ser responsável por 12 cidades com a inclusão do Centro Serra. Como resultado, Sobradinho se tornou o 4º Pelotão, com responsabilidade sobre os grupamentos da sede e dos municípios de Ibarama, Lagoa Bonita, Passa Sete e Lagoão. Por outro lado, a sede do 5º Pelotão será em Arroio do Tigre, e terá responsabilidade sobre os grupamentos da sede, bem como os grupamentos dos municípios de Tunas, Estrela Velha e Segredo. Pelo menos, o Capitão e um tenente da extinta 5ª Companhia deverão ser realocados.

Para reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí, o Prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, informou que vai discutir o assunto na próxima sexta-feira, em uma reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Serra. Mayerhofer também mencionou que será elaborado um documento solicitando que a região volte a sediar a 5ª Companhia, e que uma audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, deverá ser agendada para tratar do assunto.

O presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho, vereador Gerson Schirmer, também já formalizou ofício e encaminhou ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Adolfo Brito, solicitando intermédio para reversão da medida adotada pela Brigada Militar. O presidente do Legislativo encaminhou ainda ofício ao vice-governador Gabriel de Souza e o deputado estadual Edivilson Brum, ambos de seu partido, o MDB.

Com uma vasta área territorial, a região Centro Serra tem uma população estimada em 65 mil habitantes, é sede de duas comarcas (Arroio do Tigre e Sobradinho), possui duas Promotorias de Justiça, duas Delegacias de Polícia e um presídio estadual.