O Deputado Estadual Claudio Tatsch (PL-RS) esteve em Sobradinho na manhã desta segunda-feira (01), cumprindo agenda oficial. Durante participação no programa Enfoque, da Rádio Sobradinho AM, o parlamentar esteve acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Bilhan (PL), o Cíli, com quem compartilha articulações políticas no município. Na entrevista, Tatsch destacou obras que já estão em andamento por meio de indicações do seu gabinete, como o asfaltamento do acesso ao Cristo Acolhedor, na Rua Geromias Bavaresco. Também estão previstas a pavimentação asfáltica da Avenida República, no trecho entre a antiga Ponte do Gaúcho até a rótula, e a construção de um mirante nos Bairro Medianeira.
Segundo o deputado, essas ações são fruto de articulações com o Governo do Estado e com deputados federais, mas são direcionadas à execução através do seu mandato. Na área da saúde, Tatsch voltou a defender a retomada dos serviços do Hospital São João Evangelista. Ele destacou que uma solução definitiva para a unidade só será possível após a desapropriação do prédio pela Prefeitura, permitindo, assim, uma nova gestão administrativa. O parlamentar defendeu a possibilidade de que o hospital venha a ser administrado futuramente pelo Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, como uma extensão dos serviços já prestados naquela cidade.
Tatsch também revelou que há tratativas com a Secretaria Estadual da Saúde, por meio da secretária Arita Bergmann, para a possível implantação de um serviço de exames especializados em Sobradinho. No entanto, ele frisou que tudo depende da resolução da atual situação jurídica da instituição, que segue sob intervenção determinada pela Justiça, tendo o município como responsável pelos serviços. Com uma nova administração e a criação de um novo CNPJ para o hospital, o deputado acredita que, além da normalização dos atendimentos, será possível até mesmo retomar os partos na unidade hospitalar. Tatsch também ressaltou sua atuação como um dos autores da lei que criou o Programa Pró-Hospitais (PPH) no Rio Grande do Sul.
A iniciativa permite que empresas destinem até 5% do valor do ICMS devido ao Estado diretamente para hospitais públicos e filantrópicos. Aprovada pelo Confaz, a proposta deve injetar cerca de R$ 1 bilhão por ano na saúde gaúcha, fortalecendo a capacidade de atendimento das instituições e enfrentando a crise no setor. Para o vereador Valdecir Bilhan, é fundamental manter a articulação com representantes estaduais e federais em busca de melhorias para os serviços públicos e investimentos em obras que beneficiem a comunidade. O deputado Claudio Tatsch reforçou que seu gabinete está à disposição do município para atender às demandas de Sobradinho.