Pesquisar
Close this search box.

Rebaixamento de Companhia da Brigada Militar vai gerar protesto no Centro Serra

A intenção é mobilizar a comunidade, expressando, assim, o descontentamento ao Governo do Estado.

Foto: Fabricio Ceolin

Um grupo de apoiadores da Brigada Militar, composto por lideranças comunitárias, políticas e de entidades, está organizando um protesto em defesa da manutenção da 5ª Cia do Centro Serra.  Reunião ocorrida na noite desta sexta-feira, deliberou sobre medidas a serem adotadas, e o planejamento de um manifesto contra a decisão imposta pelo comando geral da instituição de rebaixar a Companhia para o status Pelotão. Na próxima quinta-feira (21), às 10h haverá concentração para passeata em frente à Igreja Matriz e encerramento em frente à sede da 5ª Cia da Brigada Militar.

Nesse ato, é esperada a presença de pessoas dos 9 municípios atingidos, com apoio logístico das prefeituras, entidades e comércio.  Será solicitado o fechamento do comércio para participação no ato e a participação das escolas/alunos como demonstração de civismo pelos alunos.  No mesmo dia, às 15h, fechamento dos 9 trevos de acesso aos municípios do Centro Serra, com maquinários agrícolas (apoio dos sindicatos), prefeitura e comércio. O fechamento será por 30 minutos, só passando veículos de emergência. Flyers estão sendo disseminados pela internet convocando para o ato e mídia regional vai promover uma campanha publicitária.

A intenção é mobilizar a comunidade, expressando, assim, o descontentamento ao Governo do Estado. De acordo com os organizadores, o estudo técnico apresentado pela instituição que embasou o rebaixamento da Companhia, não condiz com a realidade regional, onde cerca de 70 mil pessoas são atendidas, possuindo uma estrutura de duas Comarcas, três Varas Judiciais, dois Ministérios Público, duas Defensorias, duas Delegacias de Polícia e um presídio estadual abrange três comarcas: de Sobradinho, Arroio do Tigre e Salto do Jacuí. Além disso, possui um isolamento geográfico com uma serra, ficando à 45 km de Candelária, sede da 4ª Companhia, que comandava 3 municípios, mas que passou a comandar 12 com a inclusão dos 9 do Centro Serra que eram atendidos pela 5ª Companhia de Sobradinho.

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, também solicitou uma reunião com o secretário Estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, e com o comandante geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli, evento confirmado para a próxima terça-feira (19), às 15 horas, na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Mayerhofer disponibilizou uma van para as lideranças e representantes das entidades interessadas em participar, convidando também os demais prefeitos e vereadores do Centro Serra.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade