A Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a Prefeitura Municipal de Segredo promovem, nesta sexta-feira (06), o 32º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra. Com o tema “Mulheres Inspiram Vidas!”, o evento será no Parque de Eventos Padre João Pasa, em Segredo/RS, reunindo lideranças e representantes de diversos municípios da região. O encontro tem como objetivo fortalecer a integração, valorizar o protagonismo feminino e promover a troca de experiências entre mulheres do meio rural e urbano.
Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, a chefe do escritório da Emater-RS/Ascar de Segredo, Lisandra Mergen; e a presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Segredo, Aleandra Nunes Arnt, deram detalhes da organização que teve início há alguns meses e se intensificou nas últimas semanas. Conforme elas, a expectativa é receber mais de duas mil mulheres para o evento desta sexta-feira (06). Conforme Aleandra, embora o evento recebe o título de encontro de mulheres, o convite é extensivo às famílias que queiram prestigiar o evento. Segundo Lisandra, cada detalhe foi preparado pensando no acolhimento das pessoas que vão participar do evento. Ela reforçou que as atividades transcorrem normalmente mesmo em caso de chuva. A programação inicia às 8h, com a acolhida das caravanas, e segue ao longo do dia com atividades culturais, palestras, homenagens e momentos de confraternização.
Entre os destaques da manhã está a apresentação do Grupo de Danças “Mulheres Fandangueiras”, de Segredo, além da apresentação das agricultoras destaque dos dez municípios integrantes do evento. Às 10h, a palestrante Silvana Covatti aborda o tema “A mulher protagonista da sua história”. Na sequência, ocorre a abertura oficial com formação da mesa de autoridades, leitura da Carta de Segredo, entrada das delegações e pronunciamentos. Às 11h30min, as participantes poderão visitar a exposição e comercialização de artesanatos e produtos coloniais. Após o intervalo para o almoço, a programação retorna às 13h30min com apresentação artística “Ângelo da Viola”, de Segredo. Às 14h, o Padre Ezequiel Dal Pozzo fará uma palestra show.
O tradicional desfile das candidatas a Soberanas do Centro Serra acontece às 15h45min, seguido da divulgação da Corte do 32º Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro Serra, às 16h45min. O encerramento está previsto para as 17h. O evento contará com a participação de mulheres dos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas, além de caravanas de Candelária e Vale do Sol. A expectativa da organização é de que o encontro seja mais um marco na valorização da mulher, fortalecendo vínculos, celebrando conquistas e incentivando o protagonismo feminino na região do Centro Serra. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM acompanham o evento com boletins.









