20º edição da Expoagro Afubra é lançada oficialmente nesta sexta-feira

A feira está marcada para ocorrer nos dias 23, 24, 25 e 26 de março, com expectativa de público de 80 mil pessoas

mar 4, 2022

Após ser cancelada por dois anos, devido às restrições da Covid-19, a 20º edição da Expoagro Afubra, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, é lançada oficialmente nesta sexta-feira (4) no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), localizado no Parque de Exposições da Feira, em Rio Pardo.
Neste ano, o tradicional lançamento é restrito a pouco mais de 120 convidados, de forma presencial. Uma transmissão ao vivo também ocorre pelo canal de You Tube e Facebook. A feira está marcada para ocorrer nos dias 23, 24, 25 e 26 de março, com expectativa de público de 80 mil pessoas.

Conforme o secretário da Afubra, Romeu Schneider, a expectativa em relação à retomada da Expoagro Afubra é muito grande: “A Expoagro está muito bem estruturada e inclusive as lavouras demonstrativas estão muito bem preparadas, com muitas novidades que poderemos mostrar aos visitantes”. Ainda destacou que em função da pandemia o público deve ser menor neste ano em comparação às outras edições do evento, contando com um total de 400 expositores. Os prejuízos em decorrência da seca no Rio Grande do Sul serão bastante debatidos durante a Expoagro, além do tabaco, por ser uma das culturas que atinge grande parte de pessoas da região. A preocupação, segundo ele, é o aumento dos custos para a próxima safra: “Nós ainda não sabemos qual vai ser o preço pago ao produtor. Nesta safra o produtor terá um fôlego maior na receita do que o previsto inicialmente, mas na próxima safra não sabemos quanto será o aumento”.

O coordenador geral da feira, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, ressaltou que esta é uma edição da Expoagro especial, porque marca o reencontro com os produtores após dois anos sem a realização da Feira. “O mais importante, com certeza, será rever os produtores, numa troca de experiências em um ambiente repleto de novidades”, disse. Uma feira especial, conforme Dornelles, também pelas novidades que traz nesta edição. A exemplo, a ampliação do pavilhão das agroindústrias, de forma a abrigar melhor e mais agroindústrias. “Hoje temos a capacidade de abrigar 193 agroindústrias e até mais”, comemora.

Segundo ele, uma das novidades também é o Espaço da Inovação do Agro para o incentivo aos jovens do campo e para a sucessão familiar. Ainda como ponto positivo, ele cita as melhorias que estão sendo realizadas na rodovia em frente ao parque, como forma de trazer mais segurança a quem se desloca até a feira, assim como os demais motoristas que se deslocam pela rodovia nos dias do evento. “Já temos quase todos os espaços vendidos e seguimos muito agradecidos a todos que seguiram nos apoiando mesmo após o cancelamento da feira por dois anos. Estamos fazendo e seguiremos durante os dias de feira, trabalhando para que todos os protocolos sanitários por conta da pandemia sejam mantidos em prol da segurança dos visitantes”, complementa.

Programação da feira
Dia 23 de março:
• 9h – Solenidade de abertura
• 11h – Inauguração da ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar

Dia 24 de março:
• 8h – Dia do Arroz
• 8h30min: – 13º Seminário Regional de Turismo Rural

Dia 25 de março:
• 11h- Premiação do Concurso de Inovação Tecnológica em Máquina Agrícolas para Agricultura Familiar
• 19h- Palestra Técnica

Dia 26 de março:
• Das 9h30min às 17h – 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos

Também ocorrerão atrações diárias das 8h às 18h, com palestras no setor da educação cultural, trabalho rural, painéis do agro, exposição de maquinários e equipamentos agrícolas, apicultura, artesanato rural, agroindústria, bovinocultura de leite, erva mate, floricultura, piscicultura, secagem e armazenamento do solo entre outros.
Fonte – Portal Arauto