Fotos: Fabrício Ceolin
Uma propriedade localizada em Arroio Bonito, chamou atenção de estudantes de Santa Cruz do Sul, sendo considerada modelo em diversificação rural. Desde 2005, o professor aposentado Irineu Raminelli, e a esposa Iolete mantém no local a Cabanha Raminelli. Nos 2,4 hectares, foram construídas residência e pavilhões que podem abrigar 1500 cabritos, 1500 coelhos, e tem ainda berçário para bezerros e espaço para criação de galinhas e codornas.
Na área da fruticultura, os mais de mil pés plantados possibilitam a venda de laranjas, uva e figo, além de produtos como batata, mandioca, amendoim, feijão e hortaliças. Cerca de 160 alunos de oito colégios situados no meio rural de Santa Cruz participam da iniciativa Chamada de Diversidade Rural na Escola, ideia que partiu do setor de projetos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz.
De acordo com o coordenador, Andrei Barboza, a intenção de trazer os alunos até Sobradinho, foi a de mostrar para os estudantes, os rendimentos que a propriedade pode oferecer. Barboza espera que eles entendam os manejos, consigam desenvolver um projeto na escola e, posteriormente, com o aprendizado, em suas propriedades com sua família. A partir da visita na propriedade de Arroio Bonito, a próxima etapa do projeto é a elaboração de ações de diversificação rural, conforme a realidade escolar.
Os projetos serão apresentados pelos alunos em 14 de outubro, na Emef Rio Branco, com a participação de estudantes das oito instituições de ensino. Em entrevista à Rádio Sobradinho, Irineu Raminelli disse ter ficado lisonjeado por sua propriedade ter sido escolhida como modelo para o projeto. Ele ressalta que com planejamento, é possível produzir muito em espaço reduzido, sendo uma alternativa para agricultura familiar. Raminelli colocou à disposição sua propriedade, para que outras escolas e projetos possam conhecer o trabalho desenvolvido no local.