Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Centro Serra estão se mobilizando para o 10º Grito de Alerta que ocorre na próxima quarta-feira (16), em Ijuí. Na ocasião, a partir das 9 horas da manhã, agricultores, agricultoras e pecuaristas familiares estarão reunidos na Praça da República para chamar a atenção dos governantes para a situação vivida pelo setor, seriamente prejudicado pela estiagem, pela forte elevação dos custos de produção e pela desvalorização da classe produtora de alimentos.
São esperados cerca de 5 mil agricultores e pecuaristas familiares numa mobilização pacífica e ordeira que tem como objetivo cobrar ações dos governos, principalmente o Federal, para as pautas da agricultura familiar, com destaque maior para aquelas que se referem às medidas solicitadas pelas entidades, dentre elas a Fetag-RS, para minimizar os prejuízos causados por mais um período de forte estiagem no Estado. A agricultura e a pecuária familiar também exigem que os governos tenham mais atenção a causas do dia a dia da categoria, tais como política de preço de combustíveis, diminuição do custo de produção, recurso para projetos de comercialização de alimentos, incentivo a juventude rural, subsidio para energia elétrica rural, valorização do salário mínimo, fim da violência contra mulher, o congelamento dos recursos investidos na saúde, o aumento no preço dos combustíveis, a retomada do desconto da energia elétrica para o meio rural, a falta de infraestrutura de telefonia, internet e estradas no meio rural, e demais temas pertinentes ao movimento e momento vivido.
Uma das conquistas já obtidas pelo movimento sindical é a anistia do pagamento do milho troca-troca – safra e safrinha – do governo do Estado. O uso de máscaras será obrigatório e não haverá deslocamento pelas ruas da cidade. O 10º Grito de Alerta é uma realização da Fetag-RS, da Macrorregião Missões Fronteira Noroeste, Macro Central e Fetar-RS. A pauta completa do 10º Grito de Alerta está no site da Fetag-RS, via link: http://fetagrs.org.br/comunicacao/10o-grito-de-alerta/. Caso algum produtor do Centro Serra tenha interesse em participar da mobilização deve entrar em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seu município, uma vez que ainda restam algumas vagas.