10º Grito de Alerta acontecerá dia 16 de fevereiro, em Ijuí

São esperados cerca de 5 mil agricultores e pecuaristas familiares numa mobilização pacífica e ordeira que tem como objetivo cobrar ações dos governos, principalmente o Federal, para as pautas da agricultura familiar, com destaque maior para aquelas que se referem às medidas solicitadas pelas entidades

fev 12, 2022

Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Centro Serra estão se mobilizando para o 10º Grito de Alerta que ocorre na próxima quarta-feira (16), em Ijuí. Na ocasião, a partir das 9 horas da manhã, agricultores, agricultoras e pecuaristas familiares estarão reunidos na Praça da República para chamar a atenção dos governantes para a situação vivida pelo setor, seriamente prejudicado pela estiagem, pela forte elevação dos custos de produção e pela desvalorização da classe produtora de alimentos.

São esperados cerca de 5 mil agricultores e pecuaristas familiares numa mobilização pacífica e ordeira que tem como objetivo cobrar ações dos governos, principalmente o Federal, para as pautas da agricultura familiar, com destaque maior para aquelas que se referem às medidas solicitadas pelas entidades, dentre elas a Fetag-RS, para minimizar os prejuízos causados por mais um período de forte estiagem no Estado. A agricultura e a pecuária familiar também exigem que os governos tenham mais atenção a causas do dia a dia da categoria, tais como política de preço de combustíveis, diminuição do custo de produção, recurso para projetos de comercialização de alimentos, incentivo a juventude rural, subsidio para energia elétrica rural, valorização do salário mínimo, fim da violência contra mulher, o congelamento dos recursos investidos na saúde, o aumento no preço dos combustíveis, a retomada do desconto da energia elétrica para o meio rural,  a falta de infraestrutura de telefonia, internet e estradas no meio rural, e demais temas pertinentes ao movimento e momento vivido.

Uma das conquistas já obtidas pelo movimento sindical é a anistia do pagamento do milho troca-troca – safra e safrinha – do governo do Estado. O uso de máscaras será obrigatório e não haverá deslocamento pelas ruas da cidade. O 10º Grito de Alerta é uma realização da Fetag-RS, da Macrorregião Missões Fronteira Noroeste, Macro Central e Fetar-RS. A pauta completa do 10º Grito de Alerta está no site da Fetag-RS, via link: http://fetagrs.org.br/comunicacao/10o-grito-de-alerta/. Caso algum produtor do Centro Serra tenha interesse em participar da mobilização deve entrar em contato com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seu município, uma vez que ainda restam algumas vagas.