A Secretaria Municipal da Saúde de Sobradinho está promovendo uma série de ações, no Setembro Amarelo, voltadas para a conscientização sobre a valorização da vida e os cuidados com a saúde mental. As atividades ocorrem semanalmente na Oficina Terapêutica e Saúde Mental, com uma programação diversificada para abordar esses temas tão importantes.
Na última semana de agosto, o Grupo de Saúde Mental e a Oficina Terapêutica receberam a enfermeira, Marília Segatto, que ministrou uma palestra sobre autocuidado, enfatizando diferentes formas de cuidados físicos e emocionais. A programação segue durante todo o mês, com atividades alusivas ao Setembro Amarelo, contando com a participação especial da estagiária de Educação Física, Cristiane Linhar. Além disso, a equipe de saúde mental e os agentes de saúde estão atuando nos grupos de apoio emocional, com destaque para ações voltadas às pessoas afetadas pelas enchentes.
A Estratégia de Saúde da Família Três (ESF 3), do Bairro Rio Branco, desenvolveu uma atividade na Escola Estadual Santo Carniel, onde foram discutidos os impactos da violência na saúde mental dos adolescentes. Complementando as ações, os agentes de saúde participarão de uma capacitação específica sobre a notificação de violência.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da Secretaria da Saúde com a promoção do bem-estar e a valorização da vida, incentivando a comunidade a refletir sobre a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente neste Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio para evitar o seu acontecimento.