Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 01/11/2018 14:01
Por: redacao

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul começou nesta quinta-feira

A meta da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação é chegar a uma cobertura vacinal superior a 90%. A primeira etapa, em maio, teve cobertura vacinal de 98,9% do rebanho.

Começou nesta quinta-feira (1º) a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, se estendendo até 30 de novembro. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade, que no estado somam aproximadamente 5 milhões de animais. A meta da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação é chegar a uma cobertura vacinal superior a 90%. A primeira etapa, em maio, teve cobertura vacinal de 98,9% do rebanho.

Nos municípios de Sobradinho, Segredo, Passa Sete e Lagoa Bonita deverão vacinados em torno de 3 mil e 200 animais. Já na região de Arroio do Tigre serão mais 2 mil animais. Os produtores devem adquirir as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Seapi para a comercialização da vacina contra a febre aftosa.

Em Sobradinho as vacinas podem ser adquiridas na Agropecuária Santa Rita, e em Arroio do Tigre na Estância. Após a aplicação da vacina, todos os produtores devem comprovar a vacinação por meio da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas inspetorias de defesa agropecuária da Secretaria. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa.