Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 14/05/2019 13:58
Por: Redação

Secretaria da Saúde vai promover palestra sobre prevenção ao suicídio

Evento será sexta-feira, com a presença do médico psiquiatra, Rafael Moreno Ferro de Araújo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho vai promover nesta sexta-feira (17), uma série de atividades com o médico psiquiatra, Rafael Moreno Ferro de Araújo. Ele é Mestre e Doutor em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS, Professor do Curso de Medicina na Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, instrutor do PRM em Psiquiatria – Projeto Sentido da Vida – Rede de Saúde Divina Providência. Pela manhã, das 8 e meia às 9 e meia, ele vai se reunir como os alunos no Castelão.

Depois, das 10 e meia ao meio dia, irá coordenar uma Capacitação Profissionais de Saúde na Câmara de Vereadores, atividade que prossegue também à tarde, das 13 às 15 horas. Na sequência, das 15 e 30 às 17 horas, a palestra será para os médicos, e das 18 às 19 horas, o evento será para os professores e demais pessoas da comunidade, também na Câmara. Entre os temas a serem abordados estão:Qual é o papel do professor?; Prevenção do suicídio e Como tratar a crise suicida”. O secretário de Saúde, Nilo Wietzke destaca a importância de abordar esta temática. Conforme ele, o suicídio é um fenômeno complexo, que pode afetar pessoas de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais, mas que pode ser prevenido.

 Wietzke adianta que a intenção é oportunizar a comunidade em geral e aos profissionais da saúde e educação participarem de um “treinamento” qualificado, para que saibam reconhecer os sinais de alerta em si mesmos ou em alguém próximo, como também a identificar um comportamento suicida e a forma como agir diante de uma pessoa sob o risco de suicídio. O secretário ressalta a importância da participação das equipes de saúde mental dos municípios da região, tendo em vista o crescente número de casos de suicídio nos últimos tempos.