Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 08/02/2021 12:39
Por: Redação

Conselho Municipal do Idoso de Sobradinho realiza primeira reunião ordinária do ano

A próxima reunião do órgão ficou marcada para o dia 07

O Conselho Municipal do Idoso de Sobradinho esteve reunido nesta segunda-feira, 08, na Prefeitura, em sua primeira reunião ordinária do ano. Na ocasião, a presidente Matilde Lago Pasa abriu os trabalhos. Em seguida, foi apresentada a pauta do encontro, que abordou, principalmente, a violência contra os idosos.

Foi relatado o quanto os casos de abandono aumentaram durante a pandemia e como os idosos têm dificuldades em denunciar seus agressores, por se tratar, na maioria das vezes, de familiares. Dessa forma, ficou acertado que o Conselho irá criar um folder para divulgar informações importantes aos idosos, como: quais são os seus direitos, o que é obrigação da família, os tipos de violência contra os idosos.

Segundo o órgão, as agressões não se restringem à violência física, mas também há a violência psicológica, o abandono, a negligência, o abuso financeiro, entre outros. Também foi definido que será buscada junto a Secretaria de Assistência Social, a disponibilização de um número de telefone exclusivo para denúncias de violência contra os idosos, bem como a destinação de um local e de um profissional capacitado para acolher e ouvir esses idosos que estejam passando por algum tipo de violência. Da mesma forma, foi tratado sobre o retorno das atividades presenciais para a Terceira Idade, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 10, das 8h às 9h, na Praça Cornedo Vicentino. Na ocasião, a coordenadora Marcia Dalmolin explicou que as aulas serão nas segundas, quartas e sextas-feiras, neste mesmo horário e local, respeitando os protocolos de saúde. Também destacou que num primeiro momento essa retomada será de forma experimental, caso seja constatado que não há condições de se manter os cuidados adequados, retornarão às atividades remotas.

Marcia ressaltou que nos grupos as atividades terão início em março. Os encontros irão ocorrer em cada localidade, de forma restrita, apenas para os seus integrantes, para não haver aglomerações. Também foi levantada a necessidade de haver um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades para os idosos que não participam de nenhum grupo.

Ainda em reunião, foi discutido sobre a necessidade de buscar alternativas para ampliar a divulgação sobre as doações para o Fundo Municipal do Idoso. A ideia é lançar uma  campanha para a dedução de parte do imposto de renda ao fundo, visando conscientizar a comunidade para a importância da ação, que irá beneficiar diretamente os idosos do município. O Conselho do Idoso é formado por 16 integrantes titulares e suplentes, que representam a área governamental e as entidades da sociedade civil. A próxima reunião do órgão ficou marcada para o dia 07 de abril, às 8h30min, na prefeitura, quando será avaliado o andamento das atividades presenciais da Terceira Idade.