Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 18/01/2020 11:07
Por: Redação

Ministério da Saúde confirma Spinraza para Heitor de Vargas

Conforme o parlamentar, na próxima segunda-feira (20), Heitor de Vargas, e seus pais estarão em Porto Alegre, para consulta.

  • Heitor de Vargas. Foto: arquivo
  • Foto: divulgação

O deputado Adolfo Brito (PP) recebeu ofício encaminhado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna Araújo, informando que o medicamento SPINRAZA (Nusinersena 2,4 mg/mL), para o tratamento do menino Heitor de Vargas, já está sendo enviado à Secretaria Estadual de Saúde, que deverá repassa-lo para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, centro de referência, onde o menino é atendido.

Conforme o parlamentar, na próxima segunda-feira (20), Heitor de Vargas, e seus pais estarão em Porto Alegre, para consulta. Existe a expectativa de que neste sai seja anunciada a data para o início efetivo da aplicação do remédio. Adolfo Brito lembra que as ações para a liberação da medicação iniciaram em 2018, sejam através de audiências nos Ministérios da Saúde e da Justiça, junto ao Congresso Nacional, em Brasília, bem como aqui no Rio Grande do Sul, na Secretaria de Estado da Saúde, Hospital de Clínicas, Judiciário Estadual, Defensorias Públicas Federal e Estadual.

Ele destaca também a mobilização popular, de entidades, de autoridades de todos os poderes e esferas, em torno do menino e de todos que se envolveram junto com a família. Brito salienta que a união e a participação de todos em torno do menino Heitor, foi importante para sensibilizar os deputados federais, senadores e o Ministério da Saúde, beneficiando através do SUS, outras crianças e pacientes que enfrentam a mesma doença.