Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 21/01/2019 13:37
Por: redacao

Funcionários do Hospital Santa Rosa de Lima promovem protesto

Nesta segunda-feira estão mantidos somente os atendimentos aos pacientes internados e os casos de urgência e emergência.

  • Os funcionários estão mobilizados em frente ao Hospital com faixas e cartazes. Fotos: Marcelo Dalcke

Os funcionários do Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, estão promovendo nesta segunda-feira (21) uma paralização, devido ao atraso no pagamento do salário de dezembro e do 13º salário de 2018. Uma parte do 13º foi paga na última sexta-feira (18). Eles também protestam pelo não pagamento do benefício de férias, o que é feito somente quando o servidor retorna ao trabalho. Os funcionários estão mobilizados em frente ao Hospital com faixas e cartazes.

Nesta segunda-feira estão mantidos somente os atendimentos aos pacientes internados e os casos de urgência e emergência. O presidente do Sindisaúde do Vale do Rio Pardo, José Carlos Haas, falando para a Rádio Sobradinho AM revelou que - apesar das dificuldades - os médicos do hospital receberam normalmente. Alerta que “se no mês de fevereiro ocorrer novo atraso no pagamento, o Sindicato vai ajuizar uma ação contra o Hospital Santa Rosa de Lima pelo não cumprimento do acordo coletivo firmado”.

Já a administradora Madalena Pasa, lembra que o governo do Estado está devendo em torno de 300 mil reais, referente a área da saúde mental, SAMU e SUS, e não sabe quando a quantia será paga. Ressalta ainda que somente poderá quitar a folha de dezembro e o 13º salário, quando receber estes recursos do governo estadual. O Hospital de Arroio do Tigre possui 76 funcionários, e a folha salarial chega a 160 mil reais por mês. Madalena Pasa disse ainda que o Hospital Santa Rosa de Lima presta mais de 500 atendimentos por mês, e aqueles não pagos pela população representam em torno de 180 mil reais por ano.