Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Política 02/04/2019 14:27
Por: redacao

Começa construção de 187 açudes em 11 municípios do Vale do Rio Pardo

Serão construídos 187 microaçudes, todos para irrigação, nos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Ibarama, Passo do Sobrado, Passa Sete, Rio Pardo, Segredo, Sinimbu, Tunas, Vale do Sol e Venâncio Aires.

Prefeitos de municípios da região do Vale do Rio Pardo que receberão açudes do programa Segunda Água foram recebidos nesta segunda-feira (1º) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Serão construídos 187 microaçudes, todos para irrigação, nos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Ibarama, Passo do Sobrado, Passa Sete, Rio Pardo, Segredo, Sinimbu, Tunas, Vale do Sol e Venâncio Aires. O investimento é de 438 mil reais.

Após a construção dos microaçudes, cada família recebe um kit de irrigação por gotejamento que será instalado nas propriedades pela Emater. O programa é executado em conjunto com a conveniada Emater e a empresa Terraplan. Segundo a equipe da Secretaria, os microaçudes construídos até o momento apresentam excelente padrão técnico de qualidade e estão de acordo com o projetado. Atualmente, o programa conta com frente de trabalhos na região Sul do estado, onde foram executados e vistoriados 139 açudes para irrigação ou piscicultura.

Os municípios com os trabalhos já concluídos na Zona Sul são Cerrito, com 30 açudes construídos, e Santana da Boa Vista, com 32. Dos 716 microaçudes que devem ser construídos, 515 serão na Zona Sul e 201 na região do Vale do Rio Pardo. O Segunda Água é fruto de convênio firmado entre a Seapdr e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com o objetivo de garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social. No Rio Grande do Sul, serão beneficiadas 2,7 mil famílias com investimento de R$ 26,2 milhões. Até o momento, já foram aplicados mais de R$ 10 milhões.