Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 02/04/2019 14:38
Por: redacao

Possibilidade do vírus da Febre Amarela voltar a circular no estado preocupa a área da saúde

De acordo com a enfermeira Roberta Mota Holzschuch já houve uma morte em Santa Catarina, e alguns casos de bugios encontrados mortos no Rio Grande do Sul.

A possibilidade do vírus da Febre Amarela voltar a circular no estado preocupa a área da saúde. De acordo com a enfermeira Roberta Mota Holzschuch já houve uma morte em Santa Catarina, e alguns casos de bugios encontrados mortos no Rio Grande do Sul. Segundo ela, no estado houve um surto em 2009 quando boa parte da população foi vacinada. Mesmo assim, a enfermeira lembrou que todas as pessoas devem procurar sua carteira de vacinação para saber se foram imunizadas, e caso tenham dúvidas buscar informação nos Postos de Saúde.

Em entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, Roberta lembrou que a pessoa já vacinada não precisa tomar uma segunda dose, pois já está imunizada. Por sua vez, a agente de Endemias, Roseane Rodhe, fez um apelo para que a população não mate os bugios, e caso encontre algum morto, procure avisar as autoridades de saúde. Ela lembrou que não são os primatas que transmitem a doença. Ao contrário, eles são os primeiros a detectar a presença do vírus da doença que é transmitido por um mosquito que habita as regiões de mata.