Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 11/10/2017 14:11
Por: Redação

Temporal volta a causar estragos no Centro Serra

Muitas famílias atingidas pelo vendaval do início do mês, e que haviam acabado de recuperar suas casas, galpões e estufas de tabaco, foram  atingidas pelo temporal de  granizo da madrugada desta quarta-feira.

  • Fotos: reprodução/facebook

Moradores de diferentes localidades da região Centro Serra ainda enfrentam falta de energia elétrica devido ao vendaval do dia 1º de outubro. Em alguns casos, a energia foi restabelecida, porém, há localidades ainda sem luz. Entre elas, Canto Brabo, Linha Medianeira e Linha Chaves, em Segredo; Linha São Pedro, Taboãozinho e Sítio Alto, em Arroio do Tigre, e Linha Salete/Ibarama. Em Canto Brabo e Várzea Grande, interior de Lagoa Bonita, moradores reclamam da falta de sinal de internet. Segundo eles, há oito dias a empresa responsável pelo serviço não resolve o problema, e não repassa informações.

Por outro lado, muitas famílias atingidas pelo vendaval do início do mês, e que haviam acabado de recuperar suas casas, galpões e estufas de tabaco, foram  atingidas pelo temporal de  granizo da madrugada desta quarta-feira (11). Houve registro de estragos em Canto Brabo; Linha Medianeira e Rincão Nossa Senhora das Graças, no interior de Segredo.  Em Cabeceira do Passa Sete, Sapopema, Murta, Serra Velha, Belo Monte e Campo de Sobradinho, em Passa Sete. Em virtude dos dois eventos, o prefeito Bertino Rech decretou Situação de Emergência em Passa Sete. Em Arroio do Tigre, o granizo atingiu Sítio Novo e Turvinho. Em Sobradinho o temporal de granizo danificou telhados Gramado, Linha Herval, Linha Pinhal, Rincão do Segredo, Sanga Funda e Canto Bravo. Conforme levantamento da Defesa Civil Municipal, 94 casas, galpões e estufas de fumo foram demasiadamente danificados, sendo algumas totalmente destruídas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Spanevello serão necessárias quase dez mil telhas para a recuperação dos estragos. A Defesa Civil e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Obras percorreram as localidades para distribuição de lonas aos atingidos. Várias lavouras de fumo também foram danificadas pelo granizo da madrugada desta quarta-feira.  As Secretarias Municipais da Assistência Social de Segredo, Passa Sete e Sobradinho lançaram campanhas para arrecadar colchões, cobertas, cobertores e roupas de cama, e roupas em geral para auxiliar as famílias atingidas. As doações podem ser entregues nas prefeituras dos três municípios.