Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Geral 13/03/2019 14:12
Por: Fabricio Ceolin

Prefeitura de Sobradinho colocará em prática plano de gerenciamento de resíduos

O plano prevê que em obras novas e reformas os proprietários serão os responsáveis em fazer a destinação correta dos resíduos, como restos de construção e material reciclável.

A Prefeitura  de Sobradinho colocará em prática, no dia 1º de abril, o plano de gerenciamento de resíduos para minimizar os problemas causados no recolhimento de entulhos. A informação foi dada hoje pelo diretor de meio ambiente Marcos Trindade. De acordo com ele, o plano prevê que em obras novas e reformas os proprietários serão os responsáveis em fazer a destinação correta dos resíduos, como restos de construção e material reciclável.

Já o recolhimento de entulhos que resultam de limpezas de jardins e quintais, continuará sendo feito pela prefeitura, porém o setor responsável pede a população que faça a separação do material, não misturando lixo seco com os restos de poda e jardinagem. Segundo Marcos Trindade, isso evita problemas como o que ocorreu na saída para Linha Campos. No local, a Prefeitura licenciou uma nova área para o depósito de entulho, como restos de construção recolhidos pela Secretaria de Obras. Na prática, no entanto, todo tipo de lixo apareceu no local. Conforme Marcos Trindade, a área já passou por uma triagem, mas para evitar que o problema se repita ele pede a colaboração da comunidade.

Por outro lado,  a Prefeitura de Sobradinho em parceria com a Reciclagem do Vô Bili fará na próxima terça e quarta-feira a primeira etapa de recolhimento de lixo seco no interior do município. Na oportunidade, o caminhão estará percorrendo as localidades de Linha Central, Granja do Silêncio, Linha Campos, Linha Apolinário, Linha Tupi, Linha Brasileira, Arroio Pilão e Campestre.  A prefeitura avisa que será recolhido apenas lixo seco que deverá ser depositado às margens das estradas. Em caso de chuva o recolhimento fica suspenso.