Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 24/01/2020 11:41
Por: Redação

Preço do tabaco é tema de reuniões em Santa Cruz

s primeiros encontros aconteceram no dia 10 de dezembro, mas terminaram sem consenso.

Produtores de tabaco e representantes da indústria estão promovendo nesta sexta-feira (24), a segunda rodada para definir a tabela de preços da safra de tabaco 2019/2020. As reuniões individuais acontecem na matriz da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul, e integram as empresas Souza Cruz, JTI, Philip Morris, Universal Leaf, Alliance One, China Brasil Tabacos e CTA. Os primeiros encontros aconteceram no dia 10 de dezembro, mas terminaram sem consenso.

O presidente da Afubra, Benício Werner, ressalta que os resultados da primeira rodada foram insatisfatórios. Agora, segundo ele, a comissão que representa os fumicultores espera que as companhias apresentem propostas de reajuste “que remunerem dignamente os produtores”. O principal impasse diz respeito à valorização da mão de obra, que tem 56% na participação total do custo de produção. Até o momento, o volume comercializado na safra gira em torno de 3%. Enquanto isso, as famílias produtoras ainda se dedicam à colheita. O índice colhido varia de acordo com os microclimas, chegando a 100% no litoral catarinense. Na região baixa do Vale do Rio Pardo, segundo a Afubra, o volume chega a 80%.A estimativa é de que a colheita siga até 10 de março. No mesmo período do ano passado, conforme a Afubra, todas as regiões estavam com aproximadamente a mesma proporção de tabaco colhido em relação à safra atual, com diferença de em torno de 5% a mais em 2020.

A Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco é composta por sete entidades do setor, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), as Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e as Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep). Nessa quinta-feira (23), lideranças dessas entidades estiveram reunidas para deliberar como conduzir e negociar percentual de aumento com a indústria. As deliberações, no entanto, não foram antecipadas.