Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 18/03/2020 14:22
Por: Redação

Hospital Santa Rosa de Lima anuncia medidas de prevenção ao novo coronavírus

Só devem procurar o Hospital pacientes em situação de urgência e emergência. Fora dessas situações, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou um consultório particular.

O Hospital Santa Rosa de Lima de Arroio do Tigre anunciou nesta quarta-feira (18) medidas de prevenção ao novo coronavírus. As informações foram dadas durante entrevista ao programa ENFOQUE da Rádio Sobradinho AM, pela enfermeira Carine Hermes – responsável técnica pelo setor de enfermagem, e pelos médicos Gilberto Rathke – diretor técnico, e Mauro Gimenez Olazar – membro do corpo clínico. Conforme eles, só devem procurar o Hospital pacientes em situação de urgência e emergência. Fora dessas situações, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou um consultório particular.

Esta recomendação visa proteger as pessoas de uma possível contaminação dentro do Hospital. Pelo mesmo motivo, só serão internados pacientes que realmente necessitem dessa medida. As visitas estão totalmente suspensas. Só será permitido um acompanhante, e só nos casos em que isso, realmente, é necessário.  Além disso, está proibida a presença de acompanhantes durante a realização de procedimentos ambulatoriais, como curativos ou suturas. A entrada de chimarrão e alimentos também está proibida. Todos os funcionários estão usando máscaras como prevenção. Somente serão feitas cirurgias em casos de emergência.

Os médicos Gilberto Rathke e Mauro Olazar esclareceram ainda que a ´principal característica que define um quadro suspeito de Covid-19 é a dificuldade respiratória aguda e o paciente ter viajado para o Exterior ou outros estados, onde a transmissão é local, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Para as pessoas que retornam de viagens para fora do Estado, entre elas, os lojistas, mesmo que sem apresentar os sintomas, a recomendação é isolamento domiciliar por uma semana. Se tiver algum sintoma, o isolamento deve ser de duas semanas. Conforme os médicos, o Hospital Santa Rosa de Lima possui capacidade para internação de dois pacientes com sintomas graves. Caso seja necessário haverá transferências para Cachoeira do Sul ou outros municípios, conforme prevê a central de agendamentos.