Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Rural 06/07/2017 14:56
Por: Redação

Calor fora de época precipitou a floração de algumas espécies

O engenheiro florestal, Carlos Lauda, diz que as plantas reagem à elevação da temperatura antecipando o ciclo que ocorre entre o fim do inverno e o início da primavera.

  • Ipê Roxo florido. Foto Henrique Lindner
  • Pessegueiro florido em Campo da Aviação. Foto: Rodrigo dos Santos

O calor fora de época registrado nas últimas semanas precipitou a floração de algumas espécies. Em diversos locais da região é possível ver florescendo Ipês Roxo e até pessegueiros. Conforme o engenheiro florestal, Carlos Lauda, as plantas reagem à elevação da temperatura antecipando o ciclo que ocorre entre o fim do inverno e o início da primavera.

Em entrevista ao programa Quadro Geral da Rádio Sobradinho AM, Lauda disse que já existem estudos para tentar dimensionar o impacto que isso pode causar a longo prazo na natureza. Carlos Lauda lembra que no caso dos Ipês não há nenhuma consequência mais preocupantes.

Quanto às árvores frutíferas podem ocorrer prejuízos, caso haja geadas fortes no final do inverno. As temperaturas amenas dos últimos dias também deverão apressar o desenvolvimento das mudas de fumo e resultar na antecipação do plantio.