Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Cultura 21/12/2020 14:08
Por: Redação

Academia Centro Serra de Letras empossa quatro novos membros

Agora a Academia Centro Serra de Letras conta com 20 membros efetivos, 3 correspondentes e um emérito.

A Academia Centro Serra de Letras, presidida pelo Poeta César Roberto Brixner, esteve reunida para dar posse a quatro novos membros. Cléo Adriano Lopes de Oliveira ocupará a cadeira de número 1. Ele é compositor e poeta, policial militar da Reserva e cultiva desde a infância o hábito da leitura, preferencialmente poesia e literatura. Participa, entre outras atividades, de diversas entidades culturais, sociais e religiosas em Arroio do Tigre e Região, como, comunicador da Rádio FM, tradicionalismo, movimento de cursilho, Conselho Paroquial, coral, animação vocal, movimentos nativistas, entre outros.

Cléo é o autor da letra do hino da Paróquia Sagrada Família de Arroio do Tigre e dos municípios de Lagoa Bonita e de Passa Sete. Possui dezenas de músicas inéditas gravadas e vários poemas já publicados. Foi vencedor de concurso literário Rodeio Artístico do CTG de Salto do Jacuí – 2016, e do Sarau Brasil, do mesmo ano. Eliana Weber ocupará a cadeira de número 9. Ela é advogada e Mestra em Direito – Políticas Públicas de Desenvolvimento Social. Como cidadã engajada com a sociedade e com o desenvolvimento da comunidade, atua no Conselho de Ética da OAB Gaúcha. É presidente da Comissão da Mulher Advogada; Presidente do grupo Gentileza: Ação que Contagia; Conselho Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e ao Adolescente, de Sobradinho; Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Realizou pesquisas e possui várias publicações em livros impressos ,sendo dois deles na Espanha, na área da proteção cultural, participação social, consciência ambiental e educação. Também contribuiu com diversos trabalhos em anais de congressos, textos em Jornais de notícias e periódicos. Nos últimos anos, tem se voltado às crônicas políticas, às orações e à poesia. Catiani Renata Salvati ocupará a cadeira de número 11. Ela atua na rede municipal e estadual de educação de Ibarama. É tutora a distância no Curso de Educação do Campo da UFSM/UAB de Santa Maria.  Faz parte do Conselho Municipal de Educação de Ibarama e do Conselho do FUNDEB da mesma localidade. Ela é escritora e colaboradora em grupo de estudos, possuindo mais de 30 artigos, trabalhos e palestras publicadas em anais e eventos na área de Educação e de Direitos Humanos, um deles, publicado no 8º Colóquio Nacional de Direitos Humanos.

Também foi empossada Andressa Bandeira Santana na cadeira de número 15. Ela é professora de Literatura e Língua Portuguesa no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Tigre. Graduada em Letras e também em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo; Mestra em Letras. Possui inúmeros contos publicados no blog “Um Café e um Conto” e um na Revista Bang Literário. A reunião foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Sobradinho e observou todos os protocolos em relação a Covid-19.

Agora a Academia Centro Serra de Letras conta com 20 membros efetivos, 3 correspondentes e um emérito. A Academia Centro Serra de Letras lançou recentemente a segunda edição do livro Gente e História que já está à venda por R$ 50 reais com seus membros e traz a biografia de 72 personagens da região. Também pretende lançar uma Antologia poética chamada Vertentes 3 com a participação de seus membros e alguns convidados.