Logo Rádio Sobradinho AM & Jacuí FM
Saúde 11/05/2020 13:18
Por: Fabricio Ceolin

Sobradinho é bandeira Amarela no distanciamento controlado do Governo do Estado

O sistema utiliza 11 indicadores, com dados sobre a disseminação do novo coronavírus e sobre a capacidade de atendimento da rede de Saúde.

O município de Sobradinho é bandeira amarela dentro do modelo de distanciamento controlado, apresentado pelo Governo do Estado, e que passou a vigorar em todo o território gaúcho nsta segunda-feora (11). O sistema utiliza 11 indicadores, com dados sobre a disseminação do novo coronavírus e sobre a capacidade de atendimento da rede de Saúde.

O Rio Grande do Sul foi dividido em 20 regiões, para as quais se atribuem quatro cores de bandeira: amarela, laranja, vermelha e preta. As bandeiras mudarão toda semana. A região 27 que inclui Sobradinho, Arroio do Tigre, Caçapava, Cachoeira, Cerro Branco, Encruzilhada, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita, Novo Cabrais, Passa Sete e Segredo está com a bandeira amarela.  Apenas uma das 20 regiões do Rio Grande do Sul, a de Lajeado, ficou com bandeira vermelha. Pelos protocolos estabelecidos pelo governo estadual, a bandeira amarela atribuída à região de Sobradinho, prevê que o os estabelecimentos comerciais podem receber clientes. Por outro lado, em nenhum caso se pode operar com 100% do quadro de funcionários.

Em relação à indústria, nas bandeiras amarela e laranja a maior parte dos serviços estão mantidos com 75% e 50% de pessoal na empresa, respectivamente. Além disso, o transporte público na amarela, os ônibus podem circular nas linhas municipais com 100% dos assentos ocupados e 25% dos passageiros em pé. Já as academias, podem atender alunos com apenas 25% do quadro de funcionários e prestando atendimentos individualizados apenas em duas bandeiras: amarela e laranja, aquelas que apresentam quadros mais brandos. Nas outras, estão impedidas de atuar.

Adoção de medidas semelhantes ocorrem em restaurantes. Sendo que, nessas mesmas bandeiras, podem atender no modo presencial apenas estabelecimentos com serviço à lá carte ou prato feito. Já a modalidade buffet está suspensa independentemente da bandeira. Seguem fechados casas noturnas, bares, pubs, cinemas, clubes sociais, esportivos e similares.

O governador Eduardo Leite esclareceu, que as restrições de horário de funcionamento devem ser definidas pelas prefeituras. Tunas e Lagoão que pertencem a região de Passo Fundo, passaram para bandeira laranja, diminuindo as restrições às atividades do comércio e da sociedade. Com isso, as lojas estão autorizadas a abrir as portas obedecendo as regras previstas no decreto. Sobre a mudança da situação de Passo Fundo, os indicadores de velocidade, de acordo com o governo, mudaram, por isso, a alteração foi feita. Salto do Jacuí e Jacuizinho estão incluídos na região de Cruz alta que também estão com bandeira laranja.